Golpistas usam Facebook para golpe da criptomoeda

A recente mudança de nome do Facebook para Meta, para representar um novo foco da empresa no tal metaverso, foi uma grande oportunidade para que golpistas criassem criptomoedas fraudulentas para se passar pela moeda digital oficial do projeto (que nem sequer foi criada).

Um levantamento feito pelo portal especializado Livecoins indicou que ao menos 85 criptomoedas cujos nomes contém “Meta” já foram criadas desde o anúncio de Mark Zuckerberg. Muitas delas são no mínimo suspeitas, outras são golpes descarados.

Por isso, fique em alerta quando ver qualquer mensagem prometendo algo absurdo com o logo novo do Facebook.

Meta e metaverso são oportunidade para golpistas

Acontece que o conceito de metaverso está intrinsecamente conectado com a tecnologia blockchain e com as criptomoedas. Projetos já existentes, como as plataformas de realidade alternativa Decentraland e The Sandbox, possuem seus próprios tokens (MANA e SAND, respectivamente) para fazer sua economia girar.

Portanto, é de se esperar que qualquer projeto da Meta também envolva a chegada de uma criptomoeda própria, como o diem (ex-libra), ou ainda um token completamente novo. Dito isso, golpistas não perderam tempo e criaram dezenas de moedas digitais diferentes com nomes como “Meta Facebook Token”, “Baby Meta Coin” e diversas chamadas simplesmente “META” ou “Facebook”.

Pensando ainda numa aplicação de uma suposta criptomoeda da Meta baseada em metaversos que já existem hoje, o token serviria como a base econômica dessa realidade alternativa, usado para comprar terrenos virtuais, negociar objetos, modelos 3D, personagens, itens de customização e mais uma infinidade de coisas.

Assim, alguns desavisados podem acabar acreditando que um desses tokens é verdadeiramente parte do projeto de metaverso do antigo Facebook. No entanto, vale lembrar que a Meta não anunciou ainda nenhuma plataforma em desenvolvimento, tampouco uma criptomoeda, então obviamente qualquer moeda digital que tente se passar por um token oficial é claramente uma fraude.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.