PSDB adia votação das prévias depois de falhas

Em prévias para decidir quem será o candidato do partido à presidência, o PSDB anunciou, neste domingo (21), que a votação foi prejudicada por um erro de sistema no aplicativo. Com isso, o partido não divulgou o resultado.

Apesar da falha no aplicativo, os votos do último domingo estão preservados e a retomada da votação, para aqueles que não conseguiram, ainda será discutida. Agora, o PSDB definirá, com os candidatos, quando retomará as votações.

O que são as prévias do PSDB?

O PSDB é um partido de centro e, por isso, é normal divergência de propostas entre os candidatos. Por causa disso, o partido decidiu fazer uma votação interna para decidir quem será o candidato à presidência em 2022. Dessa forma, Eduardo Leite, João Dória e Arthur Virgílio são os três candidatos que concorrem.

Nas pesquisas feitas pelo Poder 360, Eduardo Leite aparecia com ampla vantagem, inclusive com apoio público de figuras importantes do PSDB, como Geraldo Alckmin. João Dória, contudo, tem apoio de um colegiado importante, o do estado de São Paulo. Arthur Virgílio muito provavelmente ficará em último nessa corrida.

Dessa forma, a votação estava programada para este domingo (21). E de fato ocorreu. Contudo, o aplicativo, onde os votantes manifestariam sua preferência, sofreu uma falha técnica e muitos partidários não conseguiram votar, como Fernando Henrique Cardoso. Com isso, a votação ficou comprometida, mas, segundo o partido, os votos dados até agora estão protegidos.

O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias. Os votos registrados neste domingo estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado”, explicou o PSDB através do Twitter.

A postagem ainda afirma que “o PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022”.

PSDB
Foto: G1 | Reprodução

A importância das prévias

As prévias do PSDB são um importante termômetro de como o partido vê uma terceira via. Analistas acreditam que após o resultado, o partido sairá prejudicado, dado que houve discussão e até processos judiciais antes da votação.

Com isso, Eduardo Leite e Dória são, notadamente, rivais na vida política, mesmo que integrantes da mesma sigla. Isso porque nos debates, Leite e Dória rebateram acusações e houve discordâncias fortes entre eles. Dessa forma, alguns analistas acreditam que o partido sairá rachado após o resultado.

Especificamente neste domingo, fontes disseram ao Valor que Leite sugeriu que a votação fosse suspensa e retomada na semana que vem. Dória e Virgílio alegaram que preferiam que a votação continuasse, de modo que atingisse os percentuais máximos possíveis.

Com o erro, ainda não há data definida para o resultado sair, mas será uma importante via para definir as estratégias e as campanhas para uma terceira via sólida em 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.