Preço do diesel aumenta pela segunda semana; Confira os valores mais altos.







Preços do Diesel Subiram em 2024 no <a href="https://www.brasil123.com.br" target="_blank" rel="noopener">Brasil</a>

Preços do diesel sobem em 2024

Preços médios do diesel em alta

Os motoristas do país que abastecem seus veículos com diesel conseguiram economizar em 2023. Isso porque o preço médio do combustível caiu 6,9% no primeiro ano do governo Lula, o que correspondeu a 44 centavos. Entretanto, os resultados de 2024 não estão vindo tão positivos assim.

De acordo com o levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o diesel ficou quatro centavos mais caro na primeira quinzena de 2024, com o valor subindo para R$ 5,98. Embora tenha subido nas das últimas semanas, o preço do diesel segue abaixo de R$ 6,00, algo que não aconteceu em boa parte do ano passado. Significa que os valores do combustível seguem mais acessíveis que anteriormente no país.

Petrobras promove oitavo aumento consecutivo

Em 2023, a última vez que o preço do diesel havia subido no país foi na semana encerrada no dia 4 de novembro. Contudo, nas semanas seguintes, até o final do ano, os valores do combustível só fizeram cair, aliviando o bolso dos consumidores.

Isso aconteceu porque a Petrobras promoveu dois reajustes nos valores do diesel em dezembro. Ambos os reajustes se referiram aos valores cobrados às distribuidoras do país. Em suma, a Petrobras comercializa combustíveis com refinarias, e estas são responsáveis por vender para postos de combustíveis e outros compradores, que os vendem para a população em geral.

Por que o diesel está mais caro em 2024?

Desde o último dia 2 de janeiro que os impostos PIS/Cofins voltaram a incidir sobre o óleo diesel. A saber, a cobrança estava suspensa desde 2021, e isso contribuiu para conter os aumentos no preço do combustível nos últimos tempos. Entretanto, isso deixou de acontecer em 2024.

Veja os maiores preços do diesel pelo país:

Segundo o levantamento da ANP, o preço médio do diesel está mais caro em todas as regiões brasileiras em 2024. Os avanços mais tímidos foram observados no Sudeste e no Sul, de apenas um centavo, enquanto a alta mais intensa foi observada no Nordeste, de 11 centavos.

O diesel S-10 é o combustível mais utilizado no Brasil e pode abastecer veículos comerciais leves e pesados, ônibus e caminhões, reflexo do crescimento econômico do país. Resta aos motoristas torcerem para que isso continue por mais tempo.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.