Pix Garantido: veja como parcelar suas compras

A modalidade PIX cresceu de forma vertiginosa no Brasil. Ele foi tão bem recebido pelos milhares correntistas de diferentes bancos que o Banco Central resolveu lhe dar novas funcionalidade, facilitando ainda mais a vida do consumidor.

Só para se ter uma ideia do poder do PIX, a modalidade é responsável por movimentar cerca de R$500 bilhões por mês por meio de transferências bancárias e forma de pagamento. A adesão ao jeito mais fácil de transferir e receber dinheiro conquistou 117 milhões de brasileiros em menos de dois anos funcionamento.

Mas não para por aí. Agora o BC quer dar uma outra função ao PIX: o parcelamento de compras. Chamado de PIX Garantido, a modalidade vai funcionar como cartão de crédito. Por meio dele, o consumidor poderá parcelar as suas compras ou contas sem taxas de juros.

É uma revolução na indústria do cartão de créditos. O PIX Garantido ainda está em fase de testes, mas a previsão é que seja liberado para todos os brasileiros ainda este ano, provavelmente, no segundo semestre.

PIX Garantido: fim do cartão físico?

Ainda não, mas é o primeiro passo para isso. Além disso, quando a modalidade começar a ser utilizada pelos brasileiros, os bancos e as bandeiras de cartão de crédito terão que repensar o seu modelo de negócio, com taxas altas e pouco atrativos para os consumidores. Por enquanto, a penas o Banco Itaú vai adotar a modalidade. Entretanto, sabemos que a praticidade do brasileiro logo vai levá-lo a exigir do seu banco a função.

Mas não são apenas os cartões físico que estão com os dias contados. As famosas maquininhas e as bandeiras credenciadoras também. Com o PIX Garantido com a função de crédito dispensará todo esse aparato que encarece a compra. Isso reduz o custo transacional, reduzindo o custo das operações para comerciantes e usuários.

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBCV), o comércio para uma taxa de 1,5% a 5% por cada operação de parcelamento feita nas maquininhas de cartão de crédito. E para não ficar no prejuízo total, o lojista ou outro setor repassa o valor para o cliente.

A promessa do Banco Ceentral é que com o PIX parcelado, o comerciante não precisará mais se preocupar com as taxas de operação. Elas não existirão. Isso pode baratear o preço dos produtos, tornando a empresa competitiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.