Perfil de investidor: conheça as características dos 5 tipos

Se você já abriu conta em uma corretora, é bem provável que tenha feito um teste chamado de suitability. Esse teste é, na verdade, o seu perfil de investidor, que vai definir quais produtos são recomendados para você. Apesar disso, pouca gente sabe, de fato, como os perfis funcionam.

A ANBIMA, agência autônoma e autorreguladora do mercado de capitais, reconhece 5 perfis de investimentos entre os clientes. Dessa forma, conhecer o seu, e saber como lidar com ele, pode ser a chave para o sucesso.

O que é o perfil de investidor?

O perfil de investidor é adquirido através de uma série de questionários que buscam mapear as suas preferências e interpretar como você reagiria a diferentes momentos do mercado. Fazer esse questionário é obrigatório e você não pode investir fora do seu perfil, a não se que assine um termo de consentimento.

O questionário se chama suitability. A palavra vem do inglês suitable, que quer dizer adequado. Com isso, a “adequação” é o modo como as empresas e os especialistas em investimentos conseguem saber sobre como você reage ao mercado e o que é melhor para você.

A ANBIMA reconhece cinco tipos diferentes de perfil de investidor, que vamos detalhar a seguir. Aqui, vale lembrar que não existe um perfil melhor que outro, o que existe é o seu caso, a sua característica e os produtos indicados para você.

perfil de investidor
Foto: Getty Images | Reprodução

Construtor

O perfil construtor é caracterizado pelo controle das finanças. Segundo a ANBIMA, 30% dos entrevistados têm esse perfil. Essas pessoas querem sempre saber como o valor está investido e querem ter controle sobre os rendimentos. E essa ânsia pelo controle financeiro impacta diretamente nas escolhas de investimentos que a pessoa vai ter.

Isso porque o construtor preza pelo planejamento e pela economia de valores. Por isso, ele busca ter mais segurança em seus investimentos, procurando, assim, investimentos em renda fixa. Segundo a entidade, esse perfil é mais intuitivo e emocional, e deixa de lado a racionalidade na hora de investir.

Camaleão

O perfil de investidor camaleão são as pessoas que aceitam a sua vida financeira atual e adaptam seus investimentos ao cenário da economia. Com isso, ele preza pelo aumento de receita para poder aumentar os seus gastos. Dessa forma, ao se adaptar ao momento, ele busca ter prazeres imediatos.

Esse perfil de investidor é o menos propenso a guardar dinheiro e tende a investir menos que a média dos outros investidores. Além disso, é uma pessoa que tende a ter dívidas

Planejador

O planejador é alguém que tem visão de objetivos e coloca metas para atingi-los. Dessa forma, ele é uma pessoa que tende a ser bem sucedida nos seus negócios. Essa pessoa tende a buscar rendimentos maiores, mesmo que isso represente um risco maior. Além disso, ele não mede esforços para alcançar uma rentabilidade sempre acima do passado.

São pessoas que gostam de acumular dinheiro e não hesitam na hora de gastar menos para acumular mais. Têm um apetite um pouco maior ao risco.

Despreocupado

O perfil de investidor despreocupado é aquele que preza pela fluidez da vida. Tem dificuldade em seguir um planejamento restrito e não se importa muito com o acúmulo de dinheiro. De certa forma, ele prefere viver o presente, em vez de poupar parte do seu salário.

Isso porque o despreocupado tem a crença de que “tudo vai dar certo”. Por isso, gasta sem pensar, pensando apenas no imediato.

Sonhador

O menor perfil de investidor (6%), o sonhador é aquele que busca construir seus sonhos a qualquer custo. São pessoas que buscam renda extra, querem sempre investir mais e tem na veia o empreendedorismo.

Dessa forma, são pessoas que tendem a investir mais que a média do mercado. Isso porque ele tem na liberdade o grande foco da sua vida, e vê nos investimentos a chave para isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.