O que são altcoins?

Ao falar em criptomoedas, muitas pessoas ainda se confundem com os termos que o mercado utiliza para falar sobre os diferentes produtos. Um desses termos é a palavra “altcoins” que, apesar de ter um nome mais ou menos complexo, denomina todas as criptomoedas que não são o bitcoin. E a palavra fica ainda mais simples quando você percebe que o termo “alt” significa “alternativa”.

Dessa forma, ao falar de altcoins, estamos nos referindo a cerca de 60% de todo o mercado de criptomoedas. Isso porque excluímos o universo de 40% que bitcoin ocupa e passamos a mirar as mais diversas moedas digitais que estão surgindo no mundo. Além disso, é possível que você já conheça algumas altcoins famosas, como o Ethereum, Solana e Radio Caca.

O universo das altcoins

Segundo o portal CoinMarketCap, o bitcoin representa 60% do tamanho do mercado de criptomoedas do mundo. Os outros 40% estão divididos em mais de 10 mil ativos, que são as altcoins. Por isso, o mercado das moedas digitais alternativas representam grandes oportunidades para novos investidores.

Exemplos de altcoins são o ethereum, o dogecoin, cardano e tantas outras que já fazem parte dos maiores portfólios de criptos das corretoras e dos investidores especializados nesses ativos. Todas essas moedas são negociadas de forma descentralizada, ou seja, sem a interferência de governos centrais. Além disso, elas usam sistemas de blockchain, que também são sistemas que não possuem uma única central, mas diversas centrais espalhadas pelo mundo. Apesar disso, cada criptomoeda tem seus prós e seus contras, e o investidor deve sempre estudar os fundamentos antes de investir em qualquer ativo de risco.

Além disso, investir nas altcoins dá diversas vantagens aos investidores. Isso porque uma das maiores regras do mercado financeiro é ter diversos ativos em carteiras. Estudos comprovam que a diversificação entre produtos é a melhor forma de diminuir o risco dos investimentos e, no longo prazo, aumentar os rendimentos.

altcoins
Foto: Kanchanara | Reprodução

Outros benefícios de sair do bitcoin

Além de ter maior exposição a moedas que podem subir mais que o bitcoin, as altcoins permitem outras inúmeras vantagens para os investidores mais atentos. Apesar disso, é importante avisar que nem todas as criptomoedas darão retornos gigantescos. Isso porque muitos investidores querem novas moedas para ter retornos de 50.000%, ou mais, mas isso nem sempre será verdade.

Apesar disso, as altcoins podem ser grandes fontes de mineração. Como não são moedas populares, a mineração de novas criptomoedas pode dar grandes lucros aos investidores mais antenados. Basicamente, a mineração envolve a resolução de um problema matemático complexo, o que é feito através de sistemas. Depois de resolvido, o investidor recebe o valor correspondente ao prêmio. Ao fazer isso com diversas altcoins, os ganhos podem ser bons.

Além disso, as altcoins possuem maior volatilidade, o que agrada investidores mais agressivos. A especulação pode ser mais forte nessas moedas menores, o que também pode dar ganhos extras no curto prazo. Por outro lado, criptomoedas menores costumam ter preços mais acessíveis. Atualmente, há moedas digitais que custam menos de US$0,01. Com isso, uma pequena compra pode dar grandes somas, caso a moeda se valorize no longo prazo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.