Investir em dólar: saiba como ganhar na alta da moeda
O dólar vem ganhando força e está impactando diretamente nos investimentos no Brasil e no mundo. Com o ganho de força da moeda, os mercados emergentes tendem a sofrer quedas. Por isso, é importante ter uma carteira dolarizada.
E é possível fazer isso através de alguns ativos listados na plataforma da sua corretora.
Por que ganhar com o dólar?
Quando um investidor aporta em mais de uma modalidade de investimentos, chamamos isso de diversificação. Isso é bom porque o investidor não fica dependente de apenas um setor e pode ganhar muito em momentos de turbulência.
Como o dólar é a moeda mais forte do mundo e representa a maior economia do planeta, é fundamental ter investimento por lá. Quando a moeda sobe em comparação ao real, os índices brasileiros tendem a cair ou ficar de lado, apesar de essa norma ser quebrada algumas vezes.
Atualmente, o Ibovespa opera em queda no ano, enquanto as bolsas por lá estão na alta de dois dígitos. Enquanto o Ibovespa cai mais de 4%, o S&P 500 subiu 19% desde o início do ano. Quem entrou em janeiro no mercado por lá está se dando bem.
E como entrar na bolsa americana?
Existem quatro formas distintas de investir em dólar e três delas você pode fazer através da sua atual corretora. As formas são através dos BDRs, dos ETFs, das ações americanas diretamente e de fundos de dólar.
Os BDR são ações americanas que têm recibos listados no Brasil, ou seja, você, na teoria, não é dono da empresa, apenas tem um recibo de uma ação dela. Mas na prática, o investimento é o mesmo que em ações. Nos BDR, você pode investir em Disney, Tesla, Apple e outras gigantes do mundo através da plataforma da sua corretora.
Já nos ETF, você pode comprar fundos de índices que são listados em bolsa. No Brasil, existem duas opções mais populares, enquanto outros ETFs até investem nos EUA, mas não seguem o rendimento dos índices. O IVVB11 segue o índice S&P500, enquanto o NASD11 segue o índice Nasdaq 100.
Ao entrar nesses dois fundos listados, você deve saber que nunca baterá o mercado americano. Isso porque os ETF renderão o mesmo que os fundos, às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos, mas percentuais insignificantes. Apesar disso, para quem sequer está exposto, ter rendimentos iguais aos índices já é uma grande coisa.
Já os fundos de dólar você encontra nas casas de investimentos que têm a opção de fundos de investimentos. Algumas corretoras ainda não permitem esse tipo de investimento, como a Clear. Mas de certa forma, muitas corretoras já permitem isso. Basta entrar na plataforma e ver como funciona o fundo. Aqui tem um exemplo.
Diretamente nos EUA?
Por último, mas não menos importante, você pode investir em dólar diretamente em uma corretora americana. As duas opções mais famosas são a Avenue e a Passfolio.
Nela, o investimento funciona como no Brasil: você entra na plataforma, escolhe as ações e compra. Apesar disso, esse investimento é para quem tem mais familiaridade, pois os balanços em inglês e o monitoramento da carteira podem ser diferentes. Além disso, esse investimento exige mais atenção do investidor.
Contudo, não faltam opções para o investidor diversificar sempre!
Bons investimentos!