Início Investimentos Investimentos isentos de IR, saiba como fugir do leão

Investimentos isentos de IR, saiba como fugir do leão

O leão é feroz e come boa parte dos seus lucros. Com certeza ninguém gosta de ser tributado e ver parte dos seus rendimentos sumir, não é mesmo? Mas você sabia que existem investimentos isentos de IR? Isso mesmo, é possível fugir do ataque do rei da selva.

Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto e conseguir recolher 100% dos seus rendimentos leia o texto a seguir. Nós preparamos uma lista com estes investimentos especialmente para você.

Investimentos isentos de IR

O Governo deixa alguns investimentos isentos de IR para que sejam atraídos mais recursos financeiros para estas áreas. Sendo assim, essa é uma forma de incentivar o investidor a colocar seu dinheiro em áreas que vão favorecer toda a população.

Por isso, saiba que além de estar ganhando um pouco a mais, você estará indiretamente ajudando a população ao escolher estes investimentos. Agora sem mais enrolação, confira a lista de quais são estes.

LCI e LCA

Estas são as siglas para Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio. Portanto, como você já deve ter adivinhado, o dinheiro que você aplica nestes títulos irá para às respectivas áreas.

Estes dois modos de investimento são formas de renda fixa. Em outras palavras, isso significa que o seu dinheiro está seguro. Mesmo que a empresa que você investiu vá a falência você conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito. Sendo assim, terá os valores atualizados de volta.

LCI e LCA são investimentos isentos de IR que têm um prazo de retorno mais longo. Sendo assim, estes são melhores para quem está fazendo planos em um prazo mais longo.

CRI e CRA

As siglas acima significam Certificado de Recebíveis Imobiliários e Certificados de Recebíveis do Agronegócio. Estes dois são muito semelhantes aos investimentos citados anteriormente, porém ainda existem algumas diferenças cruciais.

Ao investir em CRI e CRA você está comprando dívidas de empresas ou pessoas nestas áreas. Quando estas dívidas forem pagas com juros, você receberá o valor de volta.

Sendo assim, saiba que estes são investimentos isentos de IR com longo prazo e renda fixa. Por isso, devem ser escolhidos por pessoas que não estão focando em retorno imediato.

FII

Estes investimentos isentos de IR são específicos do mercado imobiliário e se caracterizam como renda variável. Por isso o seu retorno pode ser mais rápido, mas ao mesmo tempo o seu risco é maior.

Esta é a sigla para Fundos de Investimento Imobiliário. Uma boa notícia é que ao aplicar nesta área você pode ter retorno todos os meses. Isso acontece porque você receberá parte do aluguel.

Fizemos um texto completo sobre FIIs no Sua Finança, você pode conferir ele neste link.

Debêntures incentivadas

Debêntures são empréstimos para financiar os projetos de empresas. Por isso, estes são investimentos isentos de IR quando vão favorecer a população, como no caso de infraestrutura e saneamento.

Também temos um texto completo sobre o assunto no Sua Finança. Sendo assim, se quiser saber mais sobre o assunto não deixe de conferir.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui