InícioInvestimentosDebêntures incentivadas: como fugir do leão

Debêntures incentivadas: como fugir do leão

Ninguém gosta de ter uma parte dos seus investimentos comida pelo temido leão né? O imposto de renda está aí para taxar desde o Tesouro Direto até as ações, não importa se é renda fixa ou variável. No entanto, é possível fugir deste de uma maneira totalmente legal, conheça as debêntures incentivadas.

Preparamos o texto a seguir sobre este modo de investimento que com certeza irá te atrair. Sendo assim, se não quiser perder grandes oportunidades e tiver interesse em um grande retorno financeiro continue a leitura.

O que são as debêntures incentivadas?

Debêntures são uma forma de investimento em renda fixa. Isso significa que uma vez que você faz a aplicação é possível saber exatamente qual será o seu retorno financeiro. Porém, vale lembrar de uma peculiaridade, estas não têm a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Em outras palavras, caso a empresa que você investiu entre em processo de falência você perderá todo o seu dinheiro.

Sendo assim, é importante falar que é costume cobrar o imposto de renda na maioria das debêntures. Porém, em um tipo muito específico destas existe a isenção. Estas são as chamadas debêntures incentivadas, sobre as quais não existe nenhuma cobrança e o seu lucro é total ao fim do investimento.

Por que apenas algumas debêntures são isentas?

As debêntures incentivadas geralmente são fornecidas por empresas da área de infraestrutura. Sendo assim, é possível dizer que o governo abre mão do imposto de renda sobre estas transações pois entende que as obras realizadas por estas empresas irão ajudar o país a crescer.

Por isso, vale a pena procurar por empresas que estão arrecadando debêntures em obras que irão melhorar o país. Desta forma, além de estar financiando uma obra de benfeitoria, os seus lucros do investimento serão isentos de imposto de renda. Ou seja, serão duas vantagens de uma vez só.

Como funcionam as debêntures incentivadas?

Para comprar uma debênture incentivada você pode entrar em contato com uma corretora de investimentos, estes poderão te ajudar. Vale lembrar que cada uma das debêntures irá ter um tempo de retorno diferente. 

Sendo assim, você pode encontrar investimentos deste tipo que podem durar de 5 até 20 anos. Neste sentido é ideal que você defina os seus objetivos e escolha aquela que mais irá te favorecer.

Em geral, o investimento mínimo de uma debênture incentivada é cerca de R$ 1000,00. Por isso, é necessário que tenha no mínimo esse patrimônio para começar, caso ainda esteja acumulando dinheiro uma boa opção pode ser o Tesouro Direto. Este permite aportes iniciais mais baixos.

Para quem é indicado?

As debêntures incentivadas são indicadas para alguém que tem planos em um prazo mais longo. Isso porque o retorno financeiro destas costuma ser um pouco mais demorado. É possível retirar o seu dinheiro antes do prazo de vencimento, mas desta forma você não receberá o valor integral que receberia.

Por fim, vale lembrar que as debêntures incentivadas são bons investimentos para quem quer diversificar. Sendo assim, caso já tenha aplicações em outras formas de renda fixa, cogite esta também.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS