Connect with us

Economia

Investimento, entenda suas variações

Publicado

on

Sempre que há uma discussão sobre investimento ativo ou passivo, ela pode rapidamente se transformar em um debate acalorado, porque investidores e gestores de patrimônio tendem a favorecer fortemente uma estratégia em detrimento da outra. Embora o investimento passivo seja mais popular entre os investidores, também há argumentos a serem feitos para os benefícios do investimento ativo.

Investimento ativo

O investimento ativo, como o próprio nome indica, tem uma abordagem prática e exige que alguém atue no papel de gestor de portfólio . O objetivo da gestão ativa do dinheiro é superar os retornos médios do mercado de ações e aproveitar ao máximo as flutuações de preços de curto prazo. Envolve uma análise muito mais profunda e a experiência para saber quando entrar ou sair de uma determinada ação, título ou qualquer ativo. 

Um gerente de portfólio geralmente supervisiona uma equipe de analistas que analisam fatores qualitativos e quantitativos e, em seguida, observam suas bolas de cristal para tentar determinar onde e quando esse preço mudará.

O investimento ativo exige a confiança de que quem está administrando o portfólio saberá exatamente o momento certo de comprar ou vender. O gerenciamento ativo de investimentos bem-sucedido requer estar certo com mais frequência do que errado.

publicidade

Investimento passivo

Se você é um investidor passivo, investe a longo prazo. Investidores passivos limitam a quantidade de compra e venda em seus portfólios, tornando esta uma maneira muito econômica de investir. A estratégia de investimento requer uma mentalidade de comprar e manter. Isso significa resistir à tentação de reagir ou antecipar cada próximo movimento do mercado de ações.

O principal exemplo de uma abordagem passiva é comprar um fundo de índice que segue um dos principais índices como o Ibovespa ou o Dow Jones Industrial Average (DJIA). Sempre que esses índices mudam seus constituintes, os fundos de índice que os seguem automaticamente mudam suas participações vendendo as ações que estão saindo e comprando as ações que estão se tornando parte do índice.

É por isso que é tão importante quando uma empresa se torna grande o suficiente para ser incluída em um dos principais índices: isso garante que a ação se tornará uma participação principal em milhares de grandes fundos.

Quando você possui pequenos pedaços de milhares de ações, obtém seus retornos simplesmente participando da trajetória ascendente dos lucros corporativos ao longo do tempo por meio do mercado de ações em geral. Investidores passivos bem-sucedidos ficam de olho no prêmio e ignoram contratempos de curto prazo – até mesmo desacelerações acentuadas.

Considerações

Então, qual dessas estratégias de investimento faz os investidores ganharem mais dinheiro? Você pensaria que as capacidades de um gerente de dinheiro profissional superariam um fundo de índice básico. Mas eles não. Se olharmos para resultados de desempenho superficiais, o investimento passivo funciona melhor para a maioria dos investidores. Estudo após estudo (ao longo de décadas) mostra resultados decepcionantes para os gerentes ativos.

publicidade

Toda essa evidência de que o investimento passivo supera o investimento ativo pode estar simplificando demais algo muito mais complexo, no entanto, porque as estratégias ativas e passivas são apenas dois lados da mesma moeda. Ambos existem por uma razão, e muitos profissionais combinam essas estratégias.

O post Investimento, entenda suas variações apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy