InícioInvestimentosDicasInvestidor e especulador: saiba a diferença entre os dois

Investidor e especulador: saiba a diferença entre os dois

Você sabe a diferença entre investidor e especulador? Estes dois perfis estão presentes na renda variável, porém existem diferenças grandes e substanciais entre eles. Você quer saber qual dos dois é o seu caso? Ou qual deles você poderá ser? Basta continuar a leitura do texto a seguir.

Investidor e especulador são dois conceitos que serão tratados com calma nos próximos parágrafos. Por isso, caso já esteja no mundo da renda variável, confira o seu perfil e saiba mais.

Investidor e especulador

A principal diferença entre investidor e especulador é o planejamento e a metodologia que os dois fazem para atuar na bolsa de valores. Por isso, é necessário que você defina qual das duas estratégias vai seguir, ou até mesmo se será as duas. No entanto, é crucial saber que investimentos de algumas empresas são para um dos perfis e de outras empresas para o outro.

Em primeiro lugar, é importante dizer que o investidor tem visão de longo prazo. Portanto, ele pode estar visando tirar o seu lucro de proventos e para isso planeja comprar uma ação e ficar com esta um bom tempo.

Ao mesmo tempo, um investidor também pode estar de olho em ciclos. Por exemplo, o ciclo das commodities, situação na qual o crescimento de alguns países faz estes produtos se valorizarem. Desta forma um investidor pode comprar ativos em commodities hoje e aguardar a valorização por anos.

Por outro lado, o especulador pode ser considerado mais imediatista. Com isso, é possível dizer que este está focado em estratégias como day trade. Uma das metodologias é comprar ações em baixa e vendê-las minutos ou dias depois na alta.

Um especulador irá ganhar dinheiro em pouco tempo, mas terá que pagar uma porcentagem maior de imposto de renda, 20%. Para entrar nesta atividade são necessários alguns conhecimentos, tanto para investidor e especulador.

Conhecimentos necessários

Investidor e especulador precisam estudar e conhecer diferentes dados da bolsa de valores com muita maestria. Cada um deles tem o seu foco em alguns específicos e com isso consegue fazer suas operações.

Começando com o investidor, este deve conhecer os mercados em que atua. Ele deve saber quais situações políticas, econômicas e sociais irão alavancar um setor e agir antes. Sendo assim, este estudará não só a bolsa de valores, mas também o contexto econômico do nosso país e de outros.

Por sua vez, o especulador deve ter um bom conhecimento de empresas específicas. Saber quando estas enfrentam quedas e quando o seu valor sobre. Uma vez que o especulador domina os gráficos de candles ele também terá grandes oportunidades de ganhar dinheiro.

Por fim, vale lembrar que o especulador deve estar sempre atento à bolsa de valores, uma vez que seu perfil exige muita agilidade e atenção. Este deve vender seus ativos e ações no minuto ou até mesmo segundo exato para não amargar um prejuízo.

E você? Qual destes é o seu perfil? Ou até mesmo você conseguiu se ver como investidor e especulador mesmo tempo. Agora basta iniciar seus estudos e aplicar na bolsa com a metodologia que melhor lhe servir.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS