IFIX fecha em queda e acumula perdas enormes no ano

O índice dos fundos imobiliários, IFIX, fechou o dia em queda e escancarou uma realidade dura para os investimentos: os fundos imobiliários estão caindo. E isso tem alguns motivos desde o início do ano.

Apesar disso, o foco dos investidores deve ser sempre na qualidade do FI e nos proventos mensais que ele paga.

O que é o IFIX?

IFIX é uma cesta de fundos imobiliários que, juntos formam o índice dos FII. Funciona da mesma forma que o Ibovespa. Além disso, esse índice é utilizado como termômetro do mercado para saber como estão os olhares dos investidores sobre os papéis.

E não anda muito bom: desde o início do ano, o IFIX já caiu 8,50%. E não é de graça. Isso acontece porque as taxas de juros estão ficando cada vez maiores e os investidores estão saindo da renda variável. E não apenas os investidores estrangeiros.

Isso porque com uma Selic maior, os rendimentos do CDI ficam maiores que os rendimentos dos proventos dos FII. E dessa forma, a renda fixa fica com menor risco e maior retorno. O que é ideal para quem não gosta muito da renda variável.

Somado a isso, os investidores estrangeiros, responsáveis por quase 50% da liquidez da bolsa, estão saindo da B3 para investir em ativos mais seguros. Com isso, as bolsas americanas estão operando em alta, batendo recordes históricos.

Apesar disso, muitos fundos imobiliários continuam pagando bons proventos e, com as quedas, os dividend yield deles têm aumentado. Alguns FII estão com retornos acima do CDI, inclusive. Por isso, é a hora de investir com calma nesse ativo e escolher apenas os melhores.

E vale lembrar que não há apenas a estratégia “tradicional” de investir. Existe uma estratégia alternativa, como essa aqui.

IFIX FII fundos imobiliários
Foto: Expect Best – Reprodução

O que fazer agora?

Para o investidor, a queda do IFIX é essencial para refazer a estratégia ou mantê-la, caso ela ainda esteja sólida. Isso porque não é a hora de sair dos fundos imobiliários e isso tem uma explicação. Vale lembrar que nada nesse texto é recomendação. Casa caso varia, mas vamos usar dados.

Hoje, há uma grande gama de fundos imobiliários descontados. Para ver isso, vemos o indicador P/VPA. Quando ele está abaixo de 1, dizemos que está descontado. Por isso, temos um pouco mais da metade dos fundos imobiliários com P/VPA abaixo de 1. E dentre eles, claro, temos fundos ruins, mas também temos fundos bons.

Com isso, basta entrar no site da sua corretora, escolher o fundo e comprar ele de forma consciente. Não é porque não é o investimento do momento que ele não é rentável. Com cotas descontadas, você ganha proventos, mas também ganha em oscilação dos valores.

Uma carteira diversificada ainda continua sendo a principal estratégia para sobreviver no longo prazo. Investir em todos os tipos de produtos continua sendo a principal metodologia para sobreviver a qualquer cenário (saiba mais aqui).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.