Ibovespa tem o pior resultado desde 2015

O Ibovespa fechou o ano animado, subindo 0,69%. Hoje, o cenário foi marcado pelo setor público fechando em superávit, contudo a notícia ficou bem longe de animar os investidores por aqui. Isso porque o resultado final é a pior queda desde 2015. Em 2021, o índice caiu 11,92%, atrás apenas de 2015, quando caiu 13,3%. Os destaques do ano ficaram para algumas empresas, apenas. Por outro lado, as empresas ligadas ao digital tiveram um ano difícil.

Além disso, o resultado do índice brasileiro ficou bem abaixo dos ativos americanos. No cenário nacional, a inflação também dominou, sendo o terceiro ativo de mais retorno no ano.

O dia do Ibovespa

O dia foi devagar. O baixo volume de negociações, devido ao recesso de final de ano, não permitiu um movimento mais brusco dos preços. Apesar disso, a alta de 0,69% deixou os investidores felizes. Com o resultado do último pregão do ano, o índice fechou dezembro com alta de 4,02%, mais que o índice Nasdaq, por exemplo.

Hoje, o que norteou as decisões foi o resultado primário positivo do setor público. Dados do Banco Central do Brasil informaram um balanço positivo de R$15 bilhões. Com o resultado, os economistas acreditam que as greves dos servidores podem ser afastadas. Isso porque um resultado positivo aumenta as chances de um reajuste em 2022.

Além disso, hoje os holofotes ficaram para Méliuz, que subiu 7,64%. Em segundo lugar ficou Sul América, com alta de 6,84%. Em terceiro, Magazine Luiza operou em alta de 6,80%. Por outro lado, as baixas também foram dolorosas. Marfrig operou em queda de 3,70%, enquanto, em segundo lugar, Itaú Unibanco caiu 1,64%. Em terceiro, Santander caiu 1,34%, A presença dos bancos, que não é comum entre as maiores altas e baixas, mostra o cenário fraco de negociações no dia de hoje, 30.

Com o fechamento, o Ibovespa fechou o ano no vermelho, com alguns ativos brilhando no ano. Do índice, Braskem e Embraer foram as maiores altas do ano, com 146,81% e 196,54%, respectivamente.

Ibovespa
Foto: Shutterstock

Lá fora, sem alegria

Apesar da alta do Ibovespa, o cenário internacional não foi na mesma pegada. Isso porque os três índices americanos fecharam em baixa hoje. Apesar disso, os rendimentos anuais deles foram bem generosos. Contudo, lá nos Estados Unidos o cenário ainda é bastante incerto para 2022, principalmente no que se refere à inflação e, principalmente, à pandemia.

Hoje, a Nasdaq caiu 0,16%. Apesar do resultado ruim, o índice subiu 23,96% no ano. Já o S&P 500, que fechou em -0,30% hoje, subiu 29,13% em 2021. O Dow Jones, a bolsa mais tradicional do país, operou em queda de 0,25% hoje. O resultado anual ficou em 20,43%.

Com isso, no cenário brasileiro, a inflação foi o terceiro ativo que mais rendeu no ano. Atrás apenas do Bitcoin e dos BDR (que seguem os índices americanos e o dólar), o IPCA brasileiro é o maior desde 2015. Resultado ruim para a economia, mas uma notícia agradável para quem tem títulos atrelados à inflação por aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.