InícioEconomiaHábitos ecológicos que poupam dinheiro

Hábitos ecológicos que poupam dinheiro

Viver uma vida sustentável não significa ter que gastar mais dinheiro, na verdade é muito pelo contrário. Existem hábitos ecológicos que poupam dinheiro e também te ajudam a economizar no final do mês. 

Por isso, separamos uma lista com cinco dicas que podem ajudar o planeta e o seu bolso ao mesmo tempo. Acompanhe a seguir o nosso guia e aprenda a viver uma vida mais ecológica e econômica.

1- Reciclagem

Este talvez seja o mais famoso dos hábitos ecológicos que poupam. Por meio da reciclagem é possível ajudar o meio ambiente e até mesmo ganhar um dinheiro a mais. 

Ao invés de jogar latinhas de cerveja e garrafas pet de refrigerante no lixo comum, experimente guardar estas. Após juntar uma boa quantidade é possível ir até um centro de reciclagem e vender o material por peso.

A prática de reutilizar embalagens como garrafas de água e potes de sorvete também pode ser considerada como consumo sustentável. Sendo assim, esta rende uma economia financeira e ajuda o meio ambiente.

2- Energia Solar

O uso de energia solar em residências já é uma realidade. Contratando uma empresa do ramo é possível instalar placas solares no telhado de sua casa e com isso utilizar energia renovável e que ajuda o meio ambiente.

A energia solar pode ser usada nas lâmpadas, para esquentar o chuveiro e para os eletrodomésticos. Por isso, é possível economizar em todas as atividades que requerem energia elétrica.

Casa com energia solar tem redução de sua conta de luz em até 95%. Por isso o investimento inicial da instalação das placas rapidamente é ressarcido. Após esse momento a economia e ajuda ao meio ambiente está garantida por meio deste hábito ecológico que poupa.

3- Aproveitar diferentes partes dos alimentos

Utilizar talos, cascas e sementes em refeições é um dos hábitos ecológicos que poupam. Sendo assim, você aumenta a diversidade do cardápio, torna as refeições mais nutritivas e ainda faz economia no mercado.

Evitando o desperdício de comida o seu dinheiro irá render mais e o planeta irá te agradecer. Por isso, cogite a possibilidade de aderir a essa prática saudável e econômica.

4- Utilize menos o carro

Deixar o carro na garagem pelo menos um dia da semana garante a diminuição da emissão de poluentes. Além disso, a prática é ótima para economizar gasolina, um dos produtos que o preço mais sobe atualmente.

Ônibus e outras formas de transporte coletivo são opções mais baratas e menos poluentes. Por outro lado, a bicicleta e a caminhada também são hábitos ecológicos que poupam dinheiro e ainda te ajudam a exercitar, fazendo bem de diversas formas.

5- Economize água

Para diminuir sua conta de água você pode tomar pequenas providências. Por exemplo, tomar banhos mais rápidos, também é uma opção desligar a torneira enquanto escova os dentes.

A economia fará com que sua conta de água venha com um valor mais baixo e te ajude a poupar mais. Por isso, tenham em mente que este é um dos mais valiosos hábitos ecológicos que poupam.

A economia de água se faz ainda mais necessária no atual momento. Quando as reservas se encontram baixas na estação da seca. Desta forma, ajudar o meio ambiente é uma forma de economizar e ajudar a si mesmo.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS