InícioFinanças PessoaisTítulo de capitalização: É uma boa maneira de investir?

Título de capitalização: É uma boa maneira de investir?

O título de capitalização é uma das muitas opções de investimento disponíveis no mercado

Realizar um título de capitalização pode ser considerado uma boa forma de investir ou guardar dinheiro. Isso porque, ao investir o dinheiro hoje, os clientes podem receber no futuro os valores pagos com correção monetária. Mas será que vale mesmo a pena?

O que é o título de capitalização?

O conhecido título de capitalização é um tipo de economia programada, ou seja, todo mês, o banco é autorizado a retirar determinada quantia da conta do cliente como forma de compra do título.

Enquanto o título estiver sendo comprado, o cliente estará concorrendo a sorteio de vários tipos de prêmios. Quando o prazo de pagamento do investimento estiver finalizado, o cliente recebe tudo o que pagou.

Apesar de muitos considerarem um investimento, ele funciona mais como uma forma de ‘seguro’. Nem todos os principais bancos realizam esse tipo de seguro investimento. Afinal, apesar de parecer um bom negócio para os clientes, não traz tantos recursos às instituições.

Quais os tipos de capitalização que existem?

Atualmente pode-se encontrar uma grande variedade de títulos de capitalização. Cada um com seus benefícios, prêmios e formas de pagamento diferentes. No entanto, a grande maioria possui o mesmo padrão:

  • Tradicional
  • Popular
  • Compra programada
  • Incentivo

Por isso, se a intuição financeira tiver algum tipo de problema, o cliente pode perder todo o dinheiro aplicado.

Como o título de capitalização funciona?

O título de capitalização age como um fundo de garantia. Essa forma de pagamento, a depender da instituição financeira, é feita de 3 maneiras diferentes:

  • Pagamento único: O cliente pode pagar todo o valor de uma única vez;
  • Mensal: Mensalmente é pago um valor à instituição;
  • Periódico: O cliente escolhe de quanto em quanto tempo realizará o pagamento.

Ao optar por realizar um título de capitalização, o valor da premiação também é descontado dos pagamentos.

Existe investimentos melhores que o título de capitalização?

Apesar de parecer uma boa maneira de investir dinheiro, muitos investidores desconsideram o título de capitalização. Afinal, o investimento apenas terá um bom retorno quando o título do cliente for sorteado até o prazo de vigência.

O sorteio garante uma rentabilidade mínima considerada boa sobre o valor investido. Neste caso, o título de capitalização irá beneficiar apenas o banco ou instituição financeira. Por esse motivo, muitas pessoas preferem outras formas de investimento consideradas melhores.

Diferente desse tipo de investimento, existem outros que garantem que o cliente ganhe muito mais dinheiro de forma mais rápida. Título como o Tesouro Direto, por exemplo. Os títulos podem ser garantidos pelo governo nacional. Além disso, possuem uma taxa de rentabilidade considerada muito melhor que um título de capitalização.

CDBs, LCIs e  LCAs também são consideradas opções mais vantajosas do que o título. Esses tipos de investimentos são capazes de unir rentabilidade e segurança em um único serviço.

Jéssica Queiroz
Jéssica Queiroz
Estudante de letras - português e inglês pela Universidade Cidade Verde da Bahia. Experiência com marketing de conteúdo e tradução para sites e agências. Atualmente atua como redatora profissional de finanças e economia do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS