InícioFinanças PessoaisDicasTarifa vermelha: quais as consequências?

Tarifa vermelha: quais as consequências?

este mês de maio entrou em vigor a tarifa vermelha na conta de energia. Mas na prática, o que isso significa? E qual o impacto desta medida no bolso do consumidor comum? 

Caso tenha estas dúvidas não deixe de conferir o nosso texto. Leia o artigo a seguir e confira informações completas sobre o assunto, assim será possível se preparar para a situação e garantir mais economia na sua casa.

O que significa a tarifa vermelha?

Quando estamos nas estações de outono e inverno há menos ocorrência de chuva no Brasil, como é o caso agora. Grande parte da energia consumida no país vem de usinas hidroelétricas. Sendo assim, quando há menos água em reservatórios, fica mais caro produzir a energia.

Neste momento são acionadas as usinas termelétricas, estas produzem energia elétrica a partir da queima de combustível. Além de poluir mais, esse processo custa mais ao consumidor final.

Sendo assim, quando o cenário de produção de energia se torna mais caro, a Aneel, sigla para Agência Nacional de Energia Elétrica, repassa o preço ao consumidor. Por isso, o valor final da conta fica mais caro e é acionado o que chamamos de tarifa vermelha. 

Qual será o aumento?

É importante ressaltar que existe a tarifa vermelha 1 e 2. Atualmente estamos na primeira destas, o que significa que as reservas de água ainda não chegaram em um estado crítico, mas que já é necessário ter um aumento na conta.

Você deve estar se perguntando: Mas de quanto é esse aumento? O valor determinado pela Aneel é de R $4,17 a cada 100 kWh (quilowatt por hora). Sendo assim, é bom se preparar para não levar um susto ao receber a sua conta de luz este mês.

Como economizar energia elétrica?

Neste momento, algumas simples mudanças de hábito podem garantir um consumo reduzido e evitar um gasto financeiro muito alto na conta de luz em tarifa vermelha. Para começar uma boa dica é tomar banhos mais curtos e evitar colocar o chuveiro em uma temperatura muito quente.

Manter as luzes desligadas durante o dia é outra prática simples que pode ajudar. A iluminação natural é o suficiente para os seres humanos, por mais que não estejamos acostumados.

Juntar uma grande quantidade de roupa para passar de uma só vez é mais uma das opções. O ferro de passar consome muita energia quando ligado, por isso procure otimizar o seu tempo de uso deste eletrodoméstico.

Quando será o fim da tarifa vermelha?

Ainda é impossível dar uma previsão exata sobre quando as contas de luz devem baixar de valor e voltar ao normal. O importante é economizar neste momento para que a situação não piore ainda mais.

Provavelmente em setembro a estação de seca deve passar, com isso as chuvas encherão de novo os reservatórios. No entanto, caso haja chuvas fora de época, será possível sair da tarifa vermelha antes. Este segundo cenário não é muito provável, por isso é melhor manter a economia, para o bem do ambiente e do quesito financeiro.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS