InícioInvestimentosRenda VariávelGestão de capital na bolsa, confira um passo a passo

Gestão de capital na bolsa, confira um passo a passo

Neste artigo vamos te ensinar alguns passos para fazer uma boa gestão de capital. Essa prática garante que mesmo ao enfrentar uma série de stop loss na bolsa de valores você ainda continue com condições de continuar investindo e sem grandes perdas.

Por isso, se você quer saber como tirar melhor proveito da bolsa e ter uma metodologia para seguir, continue o texto a seguir. O passo a passo garantirá sucesso em suas operações.

Separe um capital

O primeiro passo da gestão de capital é separar um dinheiro exclusivo para aplicações na bolsa de valores. Analistas recomendam que este valor seja no mínimo trinta mil reais, isso porque assim será possível obter lucros e dividir o valor em várias aplicações.

Você pode acumular este dinheiro depois de ficar algum tempo investindo em renda fixa. Por isso, pense em começar com outras formas de investimento antes de ir para a bolsa de valores.

Prejuízo máximo

Uma vez que você tiver este dinheiro em mãos, o próximo passo da gestão de capital é definir qual deve ser seu prejuízo máximo por operação. Sendo assim, você deve pensar quanto está disposto a perder com ações de uma única empresa.

Analistas de investimentos recomendam que este valor seja no máximo 2%. Portanto, caso invista dez mil reais em uma empresa, seu prejuízo deve ser de duzentos reais.

Portanto, este é o momento de definir o seu stop loss. Sendo assim, a partir do seu capital disponível veja qual seria um valor de 2% e defina como momento de venda automático este valor.

Prejuízo máximo no mês

No passo anterior a gestão de capital definiu qual seria o prejuízo máximo por operação. No entanto, agora é o momento de definir qual deve ser o seu prejuízo máximo em um mês.

Desta forma você saberá quantos stop loss pode enfrentar dentro de um período de 30 dias. Alguns especialistas na área recomendam que o seu prejuízo máximo em um mês não passe de 6%. Portanto, tenha em mente que será difícil recuperar um valor perdido maior do que este.

Diversifique os investimentos

O último passo da gestão de capital é também o mais importante. Chegou a hora de diversificar os seus investimentos. Em primeiro lugar escolha 4 ou 5 áreas diferentes para investir. É por isso que é necessário ter pelo menos 30 mil reais, desta forma uma quantia substancial será aplicada em cada compra.

Vale lembrar que dentro de cada área devem ser compradas ações de diferentes empresas, a fim de diversificar ainda mais. Sendo assim, caso enfrente um stop loss não será afetado em todo seu investimento.

Por fim, conforme for ganhando experiência você pode diminuir a amplitude. Por isso, passe a investir em apenas 2 ou 3 áreas quando estiver acertando mais.

Considerações finais

A gestão de capital também recomenda que você pare os investimentos e retorne um mês depois caso enfrente 4 stop loss seguidos. Este pode ser um sinal que é necessário buscar mais informação e estudos. Portanto, o principal ponto a se investir em renda fixa é estar sempre informado.

 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS