Connect with us

Economia

Fundos imobiliários: segurança e renda extra mensal

Publicado

on

Tem gente que quer investir todos os meses. Por outro lado, existem pessoas que gostariam de receber uma renda extra mensal sem aumentar sua carga horária de trabalho. Com isso, a solução perfeita para esses casos é investir nos fundos imobiliários. Atualmente, eles são excelentes fontes de renda mensal e não costumam tomar o tempo dos investidores.

Por isso, eles são altamente procurados por quem está iniciando na bolsa de valores. Isso porque eles pagam valores mensais, além de serem ativos menos arriscados que ações. Por isso, hoje vamos falar de fundos imobiliários, um dos melhores investimentos do país.

O que é um fundo imobiliário?

Um fundo imobiliário é um ativo negociado em bolsa de valores. Ele se refere a uma empresa que faz a gestão e o acompanhamento de diversos produtos ligados ao setor de imóveis do Brasil. Por serem empresas, eles têm acesso a diversos produtos, que vão muito além do aluguel de imóveis para empresas e pessoas.

Na prática, os fundos imobiliários são empresas que juntam o dinheiro dos investidores para fazer operações em imóveis. Depois de lançarem o fundo, essas empresas captam os recursos e os usam para comprar imóveis comerciais e residenciais, além de investirem em títulos ligados ao setor, como os CRIs e as LCIs.

publicidade

Depois de fazer essas compras e esses investimentos, a empresa distribui, por lei, 95% dos lucros para os investidores. Com isso, cada cota ganha um valor mensal. Digamos que o lucro de uma empresa foi de R$100,00 e ela possui 100 cotistas. Dessa forma, cada cotista ganhará R$1,00, caso a empresa distribua todos os lucros. E essa partilha dos fundos imobiliários acontece todos os meses, em sua grande maioria. Por conta disso, investidores usam esses valores para terem rendas mensais e reinvestirem em demais produtos.

Foto: Unsplash

Como investir da forma certa?

Os fundos imobiliários são investimentos bastante procurados por investidores. Contudo, a grande maioria investe da forma errada. Isso porque o fato de esses produtos variarem menos nas cotações da bolsa faz com que as pessoas invistam quase todo o dinheiro em apenas um ativo. Apesar disso, diversificar os investimentos é essencial.

Por isso, se você quer começar nesse mercado, entenda que você precisa comprar mais de um fundo imobiliário. Apesar disso, existem inúmeros FIIs listados na bolsa. Por isso, procure a sua corretora ou o seu banco e peça para eles enviarem a você a carteira recomendada do mês atual. Isso porque mensalmente as gestoras atualizam suas recomendações. Dessa forma, basta que você compre os ativos que a sua corretora indicou.

É importante que você saiba que o ideal é ter entre 10 e 15 fundos imobiliários. Menos que isso pode gerar muita concentração de carteira. Por outro lado, investir em mais de 15 pode fazer com que os seus retornos não sejam tão bons.

publicidade

Após começar a investir, é preciso que você não se anime muito com os rendimentos. Isso porque você não deve sacar os valores que os fundos imobiliários pagam para você. Na verdade, você deve usar esse dinheiro para comprar novos ativos e, assim, você vai crescendo o seu patrimônio gradativamente.

O post Fundos imobiliários: segurança e renda extra mensal apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy