InícioInvestimentosRenda VariávelEstratégia básica para investir na bolsa de valores

Estratégia básica para investir na bolsa de valores

Investir em renda variável não deve ser um jogo de sorte ou azar. Por isso é necessário ter uma metodologia e uma estratégia básica para investir na bolsa de valores. Neste texto preparamos alguns pontos que merecem sua atenção e devem estar claros na sua mente.

Sendo assim, caso seja um iniciante no mercado das ações, commodities e títulos de renda variável continue a leitura. Após este texto com certeza sua estratégia será mais inteligente.

Não arrisque mais do que pode

Para começar é necessário dar uma dica básica a todos os investidores. Esta é: você não pode arriscar um valor que você não pode perder. Você deve investir apenas valores que não irão te fazer falta caso você os perca.

Neste sentido, alguns leitores podem ter pensado “mas eu não posso perder nenhum valor!” Sendo assim, a renda fixa pode ser mais indicada para você. Vale lembrar que o perfil de quem investe em renda variável e na bolsa é o do investidor arrojado ou agressivo, aquele que aguenta perdas financeiras.

Portanto, a sua estratégia básica para investir na bolsa deve ter em mente que o dinheiro aplicado em renda variável deve ser um valor que não te faria falta. Por isso, pense bem antes de fazer qualquer aplicação.

Utilize a regra dos 10%

Outro ponto em sua estratégia básica para investir na bolsa a ser seguido é a regra dos 10%. Esta diz que o investidor não deve aplicar mais do que 10% da sua verba voltada para investimentos em uma única ação ou empresa.

Sendo assim, aqui vêm à tona a necessidade de diversificar investimentos. Por isso, saiba que comprar ações de diferentes empresas em diferentes áreas da economia é uma estratégia para te dar mais segurança.

A regra dos 10% se refere apenas ao dinheiro que você separou para investimentos na bolsa. Portanto, a porcentagem não deve ser calculada sobre os seus rendimentos mensais ou sobre o valor que você separa para investir.

O objetivo desta regra é gerenciar o risco. Sendo assim, caso um dos seus investimentos sofra uma queda você ainda estará seguro. Uma vez que suas ações estarão espalhadas em diferentes setores.

Defina os seus prazos e objetivos

É necessário que você saiba exatamente para que está realizando cada aplicação. Sendo assim, conseguirá determinar o que é investimento, o que é trade e quais são os objetivos para cada um deles.

Por isso, a sua estratégia básica para investir na bolsa deve buscar nomear os dinheiro. Ao aplicar em determinada ação pense “este será o dinheiro para comprar meu carro” ou então “este será o dinheiro que vou usar para me aposentar”. Essa prática é ótima para evitar realizar investimentos sem nenhum planejamento ou objetivo.

A definição de objetivos ajuda a ter uma noção melhor sobre quais são seus os prazos. Portanto, é possível escolher onde fazer cada uma das aplicação pelo tempo de retorno que elas devem ter. Desta forma serão escolhidas ações que vão se valorizar em pouco ou muito tempo.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS