Essa nova regra do INSS vai mexer com sua aposentadoria, confira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem realizar anualmente a prova de vida. Ou seja, um procedimento obrigatório que visa comprovar que o beneficiário está vivo e apto ao recebimento do benefício. Recentemente, os segurados do INSS tiveram uma boa notícia em relação a esse procedimento. Confira essa essa nova regra do INSS.

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto à nova regra do INSS sobre a prova de vida, como e quando deverá ser feita e qual o impacto da medida na aposentadoria.

Responsabilidade do INSS

Agora, a comprovação de vida não será mais uma responsabilidade do segurado. Ou seja, a função passa a ser responsabilidade do próprio INSS. Desse modo, desde o primeiro dia do ano, o INSS está encarregado de realizar a verificação.

Antes disso, o segurado precisava comparecer presencialmente na agência bancária em que recebe o benefício. Além disso, deveria apresentar documento de identificação daquele ano ou realizar a validação através da biometria. Todavia, a partir de 2023, nenhuma dessas medidas serão mais necessárias.

Como acontecerá a prova de vida em 2023?

Em breve, a autarquia publicará uma regulamentação constando os detalhes da mudança. No entanto, já é possível obter algumas informações gerais sobre o assunto. De acordo com o Governo Federal, o próprio INSS irá cruzar dados para verificar que o aposentado está vivo.

Dessa forma, através dos registros de dados na base do próprio instituto será feita a checagem de forma automática. Além disso, os dados em outros sistemas do órgão público federal também poderão ser utilizados. Por exemplo:

Emissão ou renovação da carteira de identidade (RG), do passaporte ou da carteira de motorista (CNH);
Registro de atualização do cartão de vacina;
Consultas realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS);
Comprovante de votação das eleições;
Realização de empréstimo consignado;
Além disso, existem outras operações registradas nos bancos das instituições governamentais ou privadas. Porém, estas ainda não estão detalhadas pelo Governo Federal.

Prova de Vida voluntária

A prova de vida voluntária é para os segurados que desejam realizar a prova de vida, mesmo que não seja mais obrigatória. Assim, para realizá-la, basta entrar no aplicativo Meu INSS e entrar com uma conta Gov.br.

Em seguida, basta clicar no meu na opção “Serviços” e depois em “Prova de Vida”. Depois, clique em “Histórico de Prova de Vida” e clique na opção “Prova de Vida Pendente”. Logo após, clique na opção “Autorizar”.

Por fim, siga as instruções que surgirem na tela para realizar o reconhecimento facial. Depois disso, ainda é possível realizar a consulta do histórico através do próprio aplicativo. No fim do procedimento, aparecerá na tela o status da Prova de Vida como “Autorizado”.

Além disso, também é possível realizar a prova através do telefone 135. O INSS deixa claro que o segurado não deve ir até uma agência da previdência para realizar o procedimento. Pois, não obterá atendimento para esse fim.

A prova de vida é um procedimento obrigatório que visa comprovar que o beneficiário está vivo- Reprodução AdobeStock

Bloqueio de Benefícios

Os aposentados e pensionistas do INSS podem ficar tranquilos e aguardar a verificação de prova de vida pela autarquia. Assim, o instituto garante que não haverá bloqueio dos benefícios devido a não comprovação nesse momento.

O post Essa nova regra do INSS vai mexer com sua aposentadoria, confira apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.