InícioInvestimentosRenda VariávelDividendos, saiba como fazer renda passiva

Dividendos, saiba como fazer renda passiva

Você sabia que pode participar do lucro de grandes empresas e receber mensalmente uma quantia em sua conta? Estes são os chamados dividendos. Por isso caso esteja entrando agora no mercado financeiro e não conheça o assunto este é o texto perfeito para você. Basta continuar a leitura para ficar por dentro do tema e aprimorar sua estratégia de investimentos.

O que são dividendos?

Os dividendos são uma forma de participar do lucro de uma empresa. Portanto, este é um valor que retorna aos investidores que compraram as ações de determinada companhia na bolsa de valores.

Essas ações costumam a ser de empresas mais previsíveis e estar em setores consolidados da economia. Sendo assim, é possível encontrar ações com dividendos em áreas como energia elétrica, por exemplo.

Empresas que distribuem dividendo geralmente tem dívida baixa, não tem necessidade de grandes investimentos, são líderes de mercados e estão em áreas consolidadas. Em outras palavras, algumas das quais os seus investimentos em renda variável estão mais seguros.

Como são calculados?

De forma geral a empresa irá anunciar em uma data pré-determinada qual será o retorno para cada ação que foi comprada por um investidor. Por exemplo, uma empresa pode afirmar que os dividendos serão de R $0,50 por ação. 

Sendo assim, alguém que comprou 100 ações desta empresa receberia R $50,00 em dividendos. Por isso, vale a pena calcular com base no preço individual de cada ação qual foi a porcentagem de retorno.

Digamos que um investidor comprou 100 ações por R $10,00 cada e recebeu como dividendo R $0,50 por ação, como no exemplo acima. Neste caso o seu retorno foi de 5%.

Vale lembrar que além de receber os dividendos, um acionista ainda pode vender os seus ativos em um momento de alta. Sendo assim, é possível receber um retorno financeiro enquanto se está na posse da ação e ainda a vender em um momento oportuno ganhando com a valorização desta.

Vantagens

Vale lembrar que os dividendos são isentos do imposto de renda. Portanto investimentos em renda variável com dividendos chamam a atenção em relação a renda fixa. Isso acontece pois a maioria das aplicações em renda fixa tem parte dos lucros removida por este imposto.

Outra vantagem é a rapidez, os dividendos costumam a ser pagos mensalmente pelas empresas aos acionistas. Por isso é possível contar com esta renda passiva de maneira bem mais ágil do que outras formas de investimento.

Por último, vale a pena lembrar da alta rentabilidade. É possível encontrar carteiras de ações focadas em dividendos em corretoras. Estas em diversos casos trazem um retorno anual maior do que a renda fixa.

Empresas que oferecem ações com dividendos

Como dito anteriormente, empresas de energia elétrica costumam pagar dividendos. Por exemplo, nesta área estão a Cemig e a Eletrobrás. Outros setores que também contam com a divisão de lucros com os acionistas são o bancário e o industrial.

Por isso, quem planeja montar uma renda passiva com base em dividendos também pode investir na Itausa. Esta é a empresa que é responsável por administrar o banco Itaú.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS