Day Trade: saiba os riscos e porque é tão difícil
A porta de entrada de muitas pessoas no mercado financeiro ainda é o Day Trade. Essa modalidade de investimentos é a mais arriscada da bolsa e pode levar o investidor a ter perdas enormes. Apesar disso, há quem faça dinheiro e prometa milhões aos novos entrantes, o que pode ser uma cilada.
Por isso, aqui vamos falar dos riscos do day trade, bem como a forma como o investidor, se quiser, deve se portar ao operar nesse cenário.
O que é day trade?
Day trade é a compra e a venda de um ativo financeiro no mesmo dia, e nessa ordem. Dessa forma, o trader, quem faz a operação, busca comprar por um preço e vender por outro mais alto. É dessa forma que, teoricamente, esse tipo de investidor ganharia dinheiro na bolsa.
Mais recentemente, o mundo das criptomoedas atraiu os olhares desses operadores, dada a alta volatilidade das moedas virtuais. Apesar disso, os riscos continuam os mesmos, de forma que a pessoa ainda possa perder muito dinheiro no day trade, mesmo que nesses novos ativos.
O risco vem da imprevisibilidade do mercado. É praticamente impossível prever, com certeza, como o preço se comportará daqui 1 ou 2 minutos e, por isso, comprar ou vender baseado em especulações pode ser um tiro no pé. Apesar disso, alguns estudos mostram que os preços se comportam de forma padrão ao longo dos anos, o que “facilitaria” a vida de quem opera dessa forma. Contudo, um estudo da FGV diz o contrário.
A Fundação fez um estudo há alguns anos. Os resultados foram impressionantes, porque o estudo apontou que 97% dos day traders perdem dinheiro no curto prazo e os 3% restantes não ganham milhões, como os operadores vendem.
Vale a pena operar dessa forma?
Para fazer day trade, você precisa ter um emocional bem controlado. Isso porque na hora de fazer a operação, você ficará torcendo para o ativo ir para a direção selecionada, o que pode não ocorrer na maioria das vezes. Nessas horas, você pode ficar tenso e acabar encerrando a operação com prejuízo.
Por isso, traders profissionais afirmam que é preciso fazer a gestão do risco, buscando limitar as perdas quando o movimento não acompanhar as suas expectativas. Por outro lado, você deve escolher as horas certas para entrar com a operação. Isso porque ficar clicando o tempo todo em “compra” e “venda” vai, estatisticamente, levar você ao prejuízo.
Assim, se você não tem emocional de ferro e não tem experiência com os movimentos do mercado, é preferível que você se distancie dessa forma de investimento. Isso porque a emoção pode atrapalhar muito suas operações, além de levar embora todo o seu dinheiro.
É importante que você estude o mercado antes de entrar em qualquer tipo de investimento. No day trade, dado o maior risco, é preciso que você estude ainda mais, utilize plataformas de simulação e pegue experiência com valores fictícios antes de colocar dinheiro real na mesa.