InícioFinanças PessoaisDicasCuidados com o pix, como evitar golpes

Cuidados com o pix, como evitar golpes

O pix trouxe muita facilidade por abolir de vez as cobranças em transações bancárias. Mas esta modalidade de transferências também deixou o público exposto a novos golpes que surgiram devido a falta de cuidados com o pix!

Por isso preparamos um manual com algumas dicas de como conseguir escapar destes golpes e ter mais segurança. Ficou curioso? É só continuar a leitura e aprender mais.

Telefone como chave

O primeiro dos cuidados com o pix que você deve tomar é não usar o número do seu celular como chave. Sim, nós sabemos que é muito prático avisar por amigos que o pix é o mesmo número de telefone, mas isto abre espaço para alguns golpes.

É muito fácil conseguir o telefone de alguém pela internet. Sendo assim, a partir do seu contato um golpista pode iniciar uma transferência no pix e descobrir o seu nome completo. Uma vez que este é informado antes que a transação seja realizada.

Com o seu nome completo fica fácil para o golpista te ligar e fingir ser do banco, afinal ele saberá muito sobre você. Contando mentiras ele pode conseguir mais dados seus, clonar o seu WhatsApp, ou até mesmo realizar transferências.

CPF como chave

Usar o CPF como chave também deve ser evitado se você quiser seguir à risca os cuidados com o pix. No entanto, os riscos que a pessoa corre são diferentes dos citados no item anterior.

Ao usar seu CPF como chave pix você terá de passar esta informação para diversas pessoas. Por isso, esse dado sensível será exposto para todos aqueles que realizarem pagamentos na sua conta.

Apenas com o seu CPF uma pessoa pode realizar compras de produtos, cadastros em diversos serviços, financiamentos, solicitar cartão de crédito, etc. Já pensou no trabalho que será desfazer toda essa bagunça? Por isso, pense duas vezes antes de divulgar o seu CPF.

Comprovante falso

Esse golpe é com frequência aplicado por criminosos em compras de produtos em segunda mão. Por exemplo, pense que você irá vender um item usado seu, o golpista fala que realizou o pagamento por pix e envia o comprovante. No entanto, o dinheiro não cai na sua conta. Neste caso desconfie e tome os cuidados com o pix indicado!

Se lembre que as transações por pix são realizadas em até 10 segundos. Por isso, se o dinheiro não cair em um curto espaço de tempo, tenha certeza de verificar se o pagador realizou o débito na conta certa ou se está te aplicando um golpe.

Este é um dos cuidados com o pix que as pessoas mais esquecem de seguir. Sendo assim, fique ligado e acompanhe se cada uma das suas transferências está sendo realizada. Vale a pena também salvar todos os seus comprovantes para provar as suas despesas.

Chave aleatória

Essa é a maneira mais segura de se ter uma chave pix. Sendo assim, com a chave aleatória nenhum dado seu é compartilhado e você cumpre todos os cuidados com o pix necessários.

Pode ser mais difícil decorar esta combinação aleatória de números e letras, mas a segurança vale a pena. 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS