Criptomoedas: invista pela sua corretora
Se você é um dos entusiastas das criptomoedas, saiba que, agora, você pode investir nelas através da plataforma de qualquer corretora do Brasil. Isso porque a B3 conta com alguns ETF que investem apenas nesses ativos. Dessa forma, fica mais fácil, e acessível, se expor à variação desses ativos que, nos últimos anos, fizeram muitos novos milionários.
Contudo, você deve entender que são ativos de altíssima volatilidade, e que podem subir e cair de forma brusca durante os pregões.
Os ETF de criptomoedas
Existem 4 ETF de criptomoedas nos quais você pode investir na B3. São eles: QBTC11, QETH11, HASH11 e BITH11. Desses, dois são exclusivamente de bitcoin, um exclusivamente de Ethereum e um que mescla entre diversas criptomoedas e faz uma carteira diversificada.
Nesses casos, vale a pena para o investidor que quer se expor às criptos, porque não exige cadastro extras em corretoras internacionais, nem precisa de muito dinheiro para começar no mercado. Além disso, esses ETF cobram taxas baixas, o que não deve afetar a rentabilidade do investidor.
Por outro lado, quedas e subidas na casa dos 5% (às vezes mais), são comuns. Isso acontece porque as criptomoedas são negociadas todos os dias, 24 horas. Dessa forma, entre um pregão e outro, os preços podem variar, o que precisa ser corrigido pelo ETF. Além disso, na segunda-feira o preço pode mudar bastante também, dado que no final de semana, a cota do ETF não muda de preço.
Qual o melhor ativo?
Não existe uma resposta definitiva para isso, porque o investidor precisa traçar uma estratégia para investir nas criptomoedas. Você deve saber em qual moeda quer investir, se quer diversificar ou seguir apenas uma ou, ainda, se quer, de fato, investir nesses ativos.
Com isso em mãos, você deve analisar as características de cada ETF. O QBTC11 e o BITH11 investem apenas em Bitcoin. Com isso, você fica exposto a uma cripto apenas, nesse caso, a maior delas. Se pegar os rendimentos de ambos os ETF no período, veremos que ambos renderam 54%, com diferenças de menos de 1% entre eles, o que mostra uma estratégia bastante parecida.
Por outro lado, o QETH11 investe apenas em Ethereum, a segunda maior criptomoeda do mundo. Com isso, você fica exposto a apenas essa moeda e pode fazer um rebalanceamento entre Bitcoin e Ethereum da forma como desejar. O QETH11 já rendeu mais de 200% desde janeiro. Com isso, você toma as rédeas do seu investimento. Vale lembrar que tanto o Bitcoin quanto o Ethereum bateram as máximas de preços no início desse mês
Contudo, o HASH11 pode ser a escolha ideal para quem quer investir em diversas criptomoedas e não conhece muito desse mundo. Isso porque esse ETF investe em uma série de criptoativos, o que dá diversificação e, claro, diminui um pouco o risco. Mesmo assim, é extremamente arriscado investir em criptomoedas. Com essa diversificação e um risco menor, o rendimento também foi menor. Até agora, o ETF rendeu “somente” 16% desde abril, um rendimento espetacular, mas abaixo dos outros ETF citados acima