Connect with us

Dicas

Corretora ou bancos: por onde investir?

Publicado

on

A pergunta mais feita pelos investidores é se devem investir por bancos ou corretoras.

Apesar de no Brasil os bancos representarem a maioria dos investimentos, as corretoras vêm ganhando força.

Começar a investir

Para começar a investir, é preciso que se tenha uma organização financeira plena. Com isso, é importante que você saiba onde gasta, como gasta e se pode melhorar algo na sua vida para economizar mais.

Um controle de entradas e saídas de dinheiro são fundamentais para que se possa começar a investir com eficiência, visando o longo prazo.

publicidade

Bancos

A estrutura dos bancos é um dos maiores motivos de serem escolhidos na hora dos investimentos.

Empresas como Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil possuem uma estrutura que atende todo o Brasil, além de contar com milhares de funcionários.

Na área de investimentos, porém, eles podem deixar a desejar em algumas áreas. Das reclamações mais comuns, os clientes dizem que taxas escondidas e corretagens altas são os principais motivos para perda de rentabilidade no longo prazo.

Por isso, sempre consulte a taxa que você paga.

Corretoras

Já as corretoras, que possuem um tamanho menor, acreditam que podem tornar mais simples a vida do investidor.

publicidade

Com serviços somente no mercado financeiro, essas empresas costumam ter muitas opções de renda fixa, acesso facilitado à renda variável, além de materiais complementares, como relatórios de análises.

Por isso, as corretoras são ideais para os investidores mais técnicos, apesar de também atenderem aqueles que também estão no início.

Apesar disso, essas empresas também tem, muitas vezes, taxas escondidas e serviços que pagam em cima da quantidade da venda.

Assim, muitas vezes essas corretoras prezam pela venda, não pela qualidade dos produtos.

[Imagem: Pexels- reprodução]

O que eu devo procurar?

Para iniciar os seus investimentos, primeiro você deve buscar conhecimentoSaber como investir, onde investir e o que é ideal para você são primordiais.

Sabendo onde você vai começar, agora é importante que você veja se a plataforma que você vai utilizar dá a chance de você escolher diversos produtos.

publicidade

Por isso, você deve procurar o acesso a fundos, títulos de renda fixa e uma plataforma para poder comprar e vender ativos listados na bolsa de valores.

Assim você conseguirá investir de forma mais tranquila.

De um modo geral

Ao fazer a soma dos prós e contras das instituições de investimentos, o ideal é começar pelas corretoras. Isso porque essas empresas costumam dar um suporte melhor aos investidores, principalmente àqueles com menos patrimônio.

Apesar disso, o investidor deve sempre saber quais taxas está pagando e a que elas se referem.

Além disso, diversas corretoras do mercado já trabalham com modelos avançados de transparência, como a Magnetis e a Warren.

publicidade

Então é importante que você entre em contato com diversas corretoras antes de começar a sua jornada nos investimentos.

 

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.