InícioFinanças PessoaisDicasControle financeiro: domine as suas finanças

Controle financeiro: domine as suas finanças

O controle financeiro pode te ajudar a cortar gastos doméstico. Você deve ter consciência do quanto ganha e do valor do seu salário. Porém, sabe o valor gasto com alimentação, estudos, agua, luz, telefone, etc?

Caso tenha interesse em aprender 7 passos sobre o assunto acompanhe a seguir o nosso artigo e aprenda como ter controle de suas finanças:

1. Anote tudo

Para ter um maior o controle financeiro é importante que você marque cada um dos seus rendimentos e despesas. O bom e velho caderno pode te ajudar nesta hora. Porém existem alternativas mais modernas, como o Excel ou aplicativos de celular.

2. Detalhe os gastos

O detalhamento profundo de seus gastos é a chave para um controle financeiro adequado. Por isso pode exagerar! Anote cada uma das despesas e com todas as informações.

É importante saber quanto foi gasto em cartões, em forma física e em transferências. Um detalhamento nas anotações sobre a forma que o dinheiro foi gasto pode te ajudar a frear excessos em um destes modos.

3. Agrupe

Crie grupos e categorias que representam as diferentes fatias do seu orçamento e de suas despesas. Por exemplo alimentação, transporte, estudos, lazer, etc. Sendo assim, ao perceber que uma destas está sendo responsável por grande parte dos seus gastos, cogite fazer alguns cortes.

O controle financeiro pode ser feito usando aplicativos especiais para esta função. Estes podem te ajudar a agrupar os gastos de forma mais eficiente. Por isso, vale a pena realizar uma pesquisa nesta área e ver se existe algum que supre suas demandas.

4. Avalie

Agora que você já tem o conhecimento total de suas finanças é a hora de repensar os seus gastos. Some cada um dos grupos e avalie se há algum com excesso financeiro. Por isso pense: Este gasto foi necessário? Posso economizar quanto dinheiro cortando esta despesa?

5. Crie metas

Você pode planejar guardar um pouco de seu salário todos os meses, ou até mesmo economizar no mercado. Por te trazer um maior conhecimento sobre as próprias finanças, o controle financeiro permite criar objetivos.

Outra meta que pode ser criada é a de começar a investir. Desta forma o seu controle financeiro irá te ajudar a ganhar dinheiro além de economizar. Por isso, caso queira saber mais sobre investimento leia outros artigos do Sua Finança.

6. Cuidados com as compras

Compras à vista são mais vantajosas por evitar juros. Também evite realizar despesas de forma impulsiva. No supermercado vale a pena realizar compras semanais, uma vez que isso garante mais economia. Tenha em vista que ir fazer as despesas sem as crianças também pode ajudar.

7. Disciplina

Você tem o seu controle financeiro pronto, mas agora é necessário manter o hábito pelos próximos meses. Sendo assim, neste ponto entra a disciplina, mantendo o foco e repetindo todos estes passos com frequência você poderá colher os resultados.

Por isso não desanime, por mais que possa ser um pouco chato anotar todos os gastos o resultado será positivo. Continue com o controle financeiro e sua vida será mais livre.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS