Cartão de crédito vai acabar? Confira a polêmica!

O presidente do Banco Central do Brasil deu uma declaração um tanto polêmica na última sexta-feira, 12. Segundo Roberto Campos Neto, o cartão de crédito deixará de existir “em breve”. Segundo ele, algumas novidades no mundo financeiro permitirão que os cidadãos usem a mesma forma de pagamento, mas não mais com o cartão de crédito.

Além disso, ele relembrou que atualmente o Pix já tem uma modalidade que funciona dessa forma, o que não exige a aprovação de cartão de crédito por bancos. Ao final da entrevista, ele também disse que quer o Real Digital até 2024.

Open Finance foi a desculpa

Segundo Roberto Campos Neto, o fato de o cidadão ter mais de um aplicativo de banco no celular vai acabar com o Open Finance. O presidente do BC relembra que agora cada aplicativo será um consolidador financeiro, mostrando em apenas uma tela toda a vida financeira do trabalhador. Com a integração, o Banco Central aposta na educação financeira.

Ninguém vai ter 5 aplicativos de bancos, que tem que entrar em um para fazer uma compra e depois entrar em outro. A gente tem o Open Finance justamente para isso. O integrador vai montar toda a sua vida financeira virtual e física no mesmo lugar”, declarou. Roberto Campos Neto.

Sobre o cartão de crédito, ele disse que atualmente já existe o Pix parcelado. Contudo, essa modalidade tem juros e, por isso, o cartão de crédito ainda tem bastante uso. Apesar disso, o presidente do BC acredita que o produto vai evoluir para funcionar da mesma forma que o cartão de crédito comum. Além disso, caso o trabalhador não queira parcelar, o pagamento acontecerá como um Pix comum.

“Se decidir fazer crédito, vai ter lá as taxas dos bancos. Se não, vai escolher o débito e vai ser um Pix comum”, declarou Roberto Campos Neto.

Foto: N26 | Reprodução

Cartão de crédito não é o futuro

Além disso, um ponto importante da entrevista sobre o cartão de crédito de Robert Campos Neto foi a menção ao Real Digital. A moeda digital brasileira (sem notas físicas) já é uma realidade, mas deve ser lançado apenas em 2024. O presidente do BC culpou a greve dos funcionário públicos da autarquia pelo atraso no lançamento, mas diz que segue confiante com a inovação.

Ele disse que o Real Digital também será parte do fim do cartão de crédito. Ele também disse que a moeda funcionará como um Pix, dado que é esperado a existência de uma blockchain específica para essa moeda brasileira. Vale lembrar que atualmente o Pix é uma das modalidades de pagamento mais populares do país e a sua adesão vem crescendo a cada dia. No Brasil, existem mais de 450 milhões de chaves do Pix, ao passo que somos cerca de 220 milhões de brasileiros.

É um processo que começa com gamers há um tempo atrás e agora vai se avançando. Já contamina um pedaço da parte de meios de pagamento, no bom sentido”, disse quando perguntado sobre o Real Digital. Com isso, produtos comuns, como o cartão de crédito, devem deixar de existir no futuro próximo.

O post Cartão de crédito vai acabar? Confira a polêmica! apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.