CAIXA TEM: Muitas pessoas não recebem os R$ 600 por ESTE motivo

Os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de abril terão início nesta sexta-feira, dia 14 de abril. Conforme habitual, o benefício de R$ 600,00 será creditado no aplicativo Caixa Tem.

No entanto, alguns beneficiários não receberão o valor devido. A ausência do pagamento se deve a inconsistências cadastrais. O Governo Federal está realizando uma análise minuciosa em diversas famílias compostas por um único membro. Ademais, uma revisão geral dos beneficiários está em andamento.

Caixa Tem: sua conta pode estar bloqueada? Foto: Divulgação
Caixa Tem: Evite Bloqueios na sua conta. Foto: Divulgação

Bloqueio do pagamento Caixa Tem

Devido às revisões realizadas pelo governo, muitos beneficiários do Bolsa Família estão tendo seus pagamentos bloqueados.

A razão? A existência de mais de um cadastro do benefício no mesmo endereço, levantando suspeitas de fraude. Contudo, diversos beneficiários relatam ter sido bloqueados por residirem em locais onde há mais de uma casa com beneficiários do programa social ou até mesmo outras residências com o mesmo endereço.

O que fazer?

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) orientam os beneficiários afetados a obter um comprovante de residência em seu próprio nome que diferencie o número da casa onde moram, como, por exemplo, “Rua XXXX, nº 123 – casa 1”, e, em seguida, atualizar seus cadastros com o endereço correto.

Outros motivos que podem bloquear o pagamento Caixa Tem

Confira a relação de motivos que podem resultar no bloqueio do aplicativo Caixa Tem:

  • Ter mais de um CPF cadastrado no aparelho;
  • Exceder o limite mensal de movimentação da conta (R$ 5.000 por mês);
  • Inconsistências no cadastro do usuário;
  • Suspeita de envolvimento em atividades fraudulentas ou violação dos termos de uso do aplicativo;
  • Cadastro do mesmo CPF em múltiplos celulares.

Como evitar o bloqueio do aplicativo?

Para manter a conta poupança do Caixa Tem ativa, basta garantir que as informações estejam sempre atualizadas no aplicativo.

A atualização cadastral é essencial para assegurar a proteção e a segurança do usuário. Caso haja irregularidades nos dados cadastrais, o banco bloqueará temporariamente o acesso até que as informações sejam comprovadamente corretas.

O Caixa Tem foi bloqueado. O que fazer?

Não se preocupe, é possível desbloquear o app através do WhatsApp. Siga o passo a passo abaixo para desbloquear seu Caixa Tem:

  • Baixe o aplicativo Caixa Tem, disponível na Google Play e na App Store;
  • Acesse sua conta informando seu CPF e senha previamente cadastrados;
  • No menu principal do aplicativo, encontre e selecione a opção “Liberar Acesso”;
  • Toque no ícone do sistema de ajuda automática e acesse o link gerado para iniciar uma conversa pelo WhatsApp;

Por fim, siga as orientações fornecidas para enviar os documentos solicitados e desbloquear o Caixa Tem.

Além disso, de acordo com a Caixa, o processamento da solicitação pode levar até 48 horas.

Contudo, se o acesso não for liberado após esse prazo, recomenda-se buscar auxílio em uma agência da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, ao comparecer presencialmente à agência, será preciso apresentar um documento oficial de identificação para que autorizem o dispositivo e, assim, desbloqueiem o aplicativo.

Meu cadastro do Caixa Tem está desatualizado. O que devo fazer?

É fundamental manter as informações cadastrais atualizadas para evitar bloqueio do aplicativo. Caso seu cadastro esteja desatualizado, siga o passo a passo abaixo para regularizar sua situação:

  • Abra o aplicativo Caixa Tem;
  • Em seguida, faça login com seu CPF e senha;
  • Acesse “Atualize seu cadastro” (tenha os documentos em mãos);
  • Toque em “Entendi, vamos começar”;
  • Na etapa seguinte, confirme seus dados na tela (o app mostrará seu endereço; se estiver correto, clique em “Sim, está correto”, caso contrário, selecione “Meu endereço mudou”);
  • Informe se você nasceu no Brasil ou não e toque em “Próximo”;
  • Prossiga, tocando em “Entendi, vamos lá” e informe sua fonte de renda, valor, tempo de recebimento, profissão e patrimônio;
  • Após preencher essas informações, clique em “Próximo” e verifique se os dados estão corretos. Se tudo estiver certo, clique em “Confirmar”;
  • Em seguida, para validar seu cadastro, toque em “Continuar” e escolha qual documento deseja enviar;
  • Por fim, clique em “Continuar” novamente e siga as instruções das próximas telas para enviar as imagens dos seus documentos.
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