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Aprenda agora o passo a passo para obter sua carteira de trabalho digital

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A popularização dos celulares proporcionou diversas facilidades em nossas vidas. Praticamente tudo é encontrado na Internet e isso nos poupa bastante trabalho. Entre as facilidades, estão o fácil acesso aos mais diversos documentos pessoais. Mas, como obter sua carteira de trabalho digital, por exemplo? Essa dúvida permeia a mente de diversos cidadãos, mas, o Notícias Concursos, na matéria desta quinta-feira (23) esclarecerá os pormenores.

Dessa forma, através de um aplicativo, você terá todas as informações acerca da sua vida trabalhista. Com isso, terá condições de deixar seu documento físico guardado em casa para não correr o risco de perder ou danificá-lo. Por isso é tão importante saber como obter sua carteira de trabalho digital.

Então, veja: Carteira digital de trânsito: saiba como fazer para ter a sua sempre à mão

Principais dúvidas acerca do documento

Uma das dúvidas que as pessoas mais têm é se a carteira online substitui a física. De acordo com o site do Governo Federal, a resposta é sim, mas a carteira online não pode ser usada como documento de identificação.

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A carteira física deve ser mantida a fim de guardar os registros mais antigos. Dessa forma, você poderá pedir ao seu empregador que preencha as informações na carteira física também. Mas, o mais importante é realizar essa operação na carteira digital.

Portanto, veja: NIT e PIS são a mesma coisa? Saiba um pouco mais sobre esses números de inscrições trabalhistas

Aprenda agora o passo a passo para obter sua carteira de trabalho digital – Secretaria da Justiça, Família e Trabalho

Passo a passo para obter sua carteira de trabalho digital

Antes de mais nada, você poderá acessar a carteira digital tanto pelo navegador quanto por aplicativo. Para isso, vá até à loja de app do seu telefone e faça a busca por CTPS Digital. Feito o download, aparecerão algumas informações acerca do app, então, deslize para o lado até surgir a opção “entrar”.

Para acessar essa ferramenta, você deverá ter uma conta na plataforma gov.br. Se você já tiver cadastro, basta colocar CPF e senha. Do contrário, precisará colocar seu CPF e seguir o passo a passo solicitado. Autorize o uso dos seus dados pessoais e dê continuidade ao processo.

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Feito seu cadastro, entre novamente no app com a senha criada. O sistema realizará perguntas diversas acerca dos seus trabalhos de forma a comprovar que é você quem está gerindo o aplicativo. Isso evita fraudes e roubo de informações.

Se você não tinha uma carteira e esse é seu primeiro contato com o documento, o Ministério do Trabalho informa que todos que têm CPF já estão cadastrados no sistema da CTPS. Assim, você só precisa realizar esse primeiro acesso e as autorizações pedidas. Com isso, não tem a necessidade de solicitar emissão para obter sua carteira de trabalho digital.

Então, veja: Situação cadastral CPF: você sabe como anda a sua? Aprenda a checar e regularize eventuais problemas

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