EUA: projeto de infraestrutura terá votação nessa semana
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, marcou para quinta-feira a votação do projeto de infraestrutura trilionário que uniu democratas e republicanos.
A pauta, aprovada pelo Senado dia 10 de agosto, permitirá um investimento de US$1 tri em infraestrutura.
O que quer o projeto
O projeto de infraestrutura enviado ao Legislativo do país quer fomentar a construção de estradas, pontes, aeroportos, estrutura escolar e mais para acelerar a economia americana.
A ambição do Governo Federal americano é de diminuir o desemprego ao mesmo tempo em que acelera o crescimento do país, que está abaixo do esperado pela administração de Biden.
Apesar disso, a inflação também está preocupando os analistas do mercado por lá, por indicar que a economia pode não crescer conforme o desejado.
Por isso, o plano que a Câmara votará se assemelha ao New Deal, que foi realizado na crise de 1929.
Por outro lado, outro projeto, de valor total de US$ 3,5 tri não tem data marcada para discussão. Esse, pelos valores, é mais relevante que o atual. Contudo, Nancy afirmou que esse assunto está sob negociação.
O que afeta no mundo?
O projeto de infraestrutura impacta bastante o mundo, principalmente na atual situação vinda da China.
Isso porque um apoio do governo ao setor de construção pode retomar a demanda por minério de ferro. Além disso, com o preço abaixo das médias históricas, o projeto conseguiria fazer mais com o mesmo dinheiro.
Por isso, empresas ligadas ao setor no Brasil, como a Vale, Gerdau e Siderúrgica Nacional, podem ter aumento de exportações, que compensaria a queda provocada pela eminente falência da Evergrande.
A segunda maior incorporadora chinesa preocupou o mundo com as dívidas não pagas e de valores altos que podem afetar, e muito, a economia mundial.
Por outro lado, com a economia americana andando melhor, o mundo inteiro tende a crescer junto, principalmente pelo fato de os Estados Unidos demandarem muitas importações.
Com isso, o governo americano aceleraria o crescimento não apenas de seu país, mas levaria junto o mundo todo.
Afronta à China?
O projeto de infraestrutura também é visto como um afronte à China.
Isso porque a implementação de valores na economia vai ser de grande ajuda à economia do mundo, ao passo em que a China parece não estar preocupada com essa questão.
Por outro lado, analistas afirmam que a China não tem a política de mostrar suas realizações ao mundo e têm fundamental importância na construção e investimentos em países emergentes.
O governo de Joe Biden se elegeu prometendo levar a economia a patamares melhores, com o intuito de melhorar a questão social do país.
Apesar disso, sua queda de popularidade com o caso do Afeganistão mostra o quanto o governo ainda patina em suas políticas. Ele tenta a todo custo recuperar seus bons índices.
A aprovação do projeto é essencial para que as políticas públicas vinculadas ao governo sejam efetuados.