Candle, entenda os gráficos usados na bolsa
Você já viu em filmes ou séries os gráficos que são em barrinhas que os analistas usam para acompanhar a bolsa de valores? Provavelmente deve ter pensado que estes são de difícil leitura e que é necessário ser um profissional para entender o assunto. Porém, é possível compreender mais sobre este assunto, hoje vamos falar mais sobre candle.
O que é um gráfico de candle?
Candlestick é o nome dos gráficos mais populares para leitura da bolsa de valores, estes também podem ser chamados de candle. A tradução para essa palavra é “vela”. Sendo assim, este nome foi dado porque as barrinhas do gráfico lembram velas.
Esses gráficos podem te ajudar a entender mais sobre o sobe e desce de ativos na bolsa de valores. Com certeza estes devem estar presentes no seu home broker, este é o nome do programa em que se realiza a compra e venda de aplicações na bolsa.
Como ler estes gráficos?
Observe a imagem no começo da página, ela servirá como exemplo para todas as informações que trouxemos sobre a leitura de gráficos de candle neste subtítulo.
Em primeiro lugar é necessário falar sobre as cores. A cor verde representa que o ativo teve uma valorização no período escolhido, enquanto a cor vermelha significa queda. No entanto, é importante ressaltar que cada investidor pode personalizar o seu gráfico e mudar as cores. Porém, estas tendem a ser as configurações mais normais.
A seguir é importante saber que você define qual intervalo de tempo essas “velas” vão representar. Por isso, você pode optar visualizar o sobe e desce dos ativos em 5 minutos, uma hora, alguns dias, etc.
O tempo que você vai definir depende de qual será sua metodologia para investir. Sendo assim, vamos supor que você queira investir em day trade, ou seja, compra e venda de ações rápidas. Por isso, você pode ajustar o intervalo do gráfico de candle em horas e ver qual momento do dia a sua ação costuma valorizar mais. Deste modo pode comprar ela antes da valorização e vender depois. Por outro lado, caso queira fazer swing trade, vale a pena utilizar o gráfico de candle com um tempo mais longo.
Outros elementos do gráfico
Além das cores, que simbolizam valorização ou queda, o tamanho do candle pode te ajudar a ver qual foi a dimensão da mudança que ocorreu com o ativo. Sendo assim, “velas” longas podem demonstrar um grande crescimento ou uma grande desvalorização.
Vale lembrar que nas barras verdes o preço inicial é representado pela base do candle e o de fechamento pelo topo. Por outro lado, o inverso acontece no candle vermelho, no qual o topo é o preço de abertura e a base o fechamento. Isso ocorre devido aos movimentos de subida e queda.
Por fim, ainda vale falar sobre o pequeno risco que está localizado na parte de baixo e em cima de cada um dos candle. Esse representa o ponto máximo e mínimo que o ativo alcançou durante o período que foi selecionado.