InícioFinanças PessoaisDicas7 dicas para salvar sua saúde financeira e ficar no azul em...

7 dicas para salvar sua saúde financeira e ficar no azul em 2021

Temos que manter atenção na saúde financeira, seja da sua empresa ou pessoal. E isso acontece porque podemos dizer que, a maioria das pessoas tem o orçamento familiar debilitado, ainda mais quando o começo do ano chega, e junto dele vem aquelas centenas de contas que precisam ser pagas.

Mas, você sabia que existe algumas formas de deixar a sua saúde financeira em ordem, sem qualquer problema e com os números em dia?

Sim, isso é possível graças a algumas atitudes que vão transformar a sua saúde financeira em algo que possa manter a sua vida mais tranquila, longe dos problemas que de certa forma afetam em um muito a nossa vida.

Ficar com o bolso vazio ou se preocupando com dinheiro é ruim para todo mundo, por isso alguns cuidados precisam ser tomados para que a saúde financeira da sua empresa, de casa ou até mesmo pessoal possa se manter em ordem e livre das “doenças” causadas pelo excesso.

7 dicas para você salvar sua saúde financeira e ficar no azul!

Pensando em ajuda a sua saúde financeira, separamos 7 dicas de como deixa-la no azul, fazendo com que você possa gastar com o que realmente seja vantajoso, ou até mesmo investindo o dinheiro em algo que gere lucro.

1) Gastos com alimentação

Gastar com alimentação é um dos principais causadores de queda na sua saúde financeira.

Isso porque, quem mora em grandes metrópoles e precisa trabalhar na rua, sabe que o valor gasto com comida é um dos que mais pesa no bolso e prejudica a saúde financeira no final do mês.

Por isso, o que acha de trocar os tradicionais restaurantes por uma marmita ou almoço em casa? Dependendo da região onde você mora, essa economia pode ficar torno de 50%, ajudando na sua saúde financeira.

2) Troque o transporte

Quem tem carro sabe o custo que é para mantê-lo, seja na hora da compra, com manutenção ou até mesmo os gastos com combustível.

Além disso, todo começo do ano, somos bombardeados com os altos valores cobrados em IPVA e seguro, fazendo com que a saúde financeira fique abalada.

Mas, o que fazer se você precisa se deslocar até o trabalho ou algum compromisso? Bem, a dica é tentar ao máximo deixar o carro em casa e abusar do transporte público.

Você vai sentir que no final do mês o valor que era gasto com seu veículo pode ser revertido em outros benefícios.

Além disso, quem dirige no trânsito das grandes cidades sabe o tanto é estressante ficar parado durante horas.

Entretanto, se você está no transporte público, esse tempo no trânsito pode ser revertido em alguma atividade, como leitura ou interação com outras pessoas em seu celular, sem se preocupar em ser multado.

3) Excesso com diversão

Todo mundo tem o direito de se divertir, e isso é fundamental para a saúde do corpo. Mas, será que fazer isso todo final da semana vai ajudar na sua saúde financeira? Claro que não!

Pelo contrário: os custos em restaurantes, teatros, cinema e etc. são uma das causas mais recorrentes para prejudicar a sua saúde financeira.

Por isso, não deixe de se divertir mas priorize alguns dias para isso, aplicando o valor economizado em outras opções.

4) Não abuse das viagens

Viajar é um dos melhores investimentos que o dinheiro proporciona, isso porque você consegue conhecer novos lugares, novas culturas e novas pessoas.

E quem não gosta de viajar, não é mesmo? Mas, será que você não está abusando das viagens ou gastando demais com elas?

Por isso, na hora de planejar suas próximas férias, faça um planejamento e veja quanto será gasto. Viajar sem conhecer o lugar faz você gastar mais e perder as contas no final do mês.

Além, disso, na hora de voltar à rotina, você terá que arcar com as despesas que ficaram e as contas que ainda precisam ser pagas, por isso é importante manter um cronograma de gastos que não vai prejudicar a saúde financeira pelos meses seguintes.

5) Comprar por impulso

Na hora de comprar roupa, alimentos, veículos, bebidas e etc., faça uma pesquisa preliminar para saber realmente se você precisa de todos esses itens, evitando comprar por impulso.

Além de pesquisar preço, investigue também a qualidade do produto. Assim, você vai conseguir manter a sua saúde financeira em ordem e não vai se arrepender de ter comprado algo que nunca vai usar.

6) Vida Social

Comece a mudar alguns hábitos, e dentre eles está a sua vida social. É bom sair e confraternizar com amigos, mas o que acha que começar a fazer isso na sua casa?

O custo será menor e você pode deixar a saúde financeira mais sadia. Além disso, jantares em casa, preparados especialmente por você, torna o ambiente mais agradável.

7) Faça um controle dos gastos

Para que você consiga saber o que realmente está gastando, o importante é ter controle de onde está indo o dinheiro. E como isso é feito? Anote tudo que é gasto, sabendo onde pode chegar no limite.

Com as anotações, tudo ficará muito mais simples e você vai conseguir deixar sua saúde financeira em ordem.

Como fazer o dinheiro render mais, mantendo uma boa saúde financeira?

Uma dica para fazer o seu dinheiro render é aplicar os valores. E uma dica é parar de investir utilizando o banco, visto que os retornos alcançados serão menos e etc.

Qual a melhor alternativa para fazer o seu dinheiro render mais e conseguir ter uma boa saúde financeira? Faça aplicações em:

  • Renda fixa
  • CDB
  • LCI
  • LCA
  • Título Públicos

Se você tem dúvida de como funciona cada uma dessas opções, peça ajuda de uma corretora especializada que possa ajudar você na sua saúde financeira.

Raquel Luciano
Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho com experiência na produção de matérias para portais de notícia nos estados do MS, BA, MG e SP. Atualmente é Redatora do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS