4 Benefícios do INSS que ninguém conhece!

Os 4 benefícios do INSS que ninguém conhece estão listados aqui! Acontece que mesmo tendo direito, milhares de pessoas o perdem pelo simples fato de não conhecê-los.

Não deixe que isso aconteça com você, esteja informado e pronto para reivindicá-los assim que precisar!

Como funciona o INSS?

O INSS funciona como um seguro, e por isso, é necessário contribuir para ter direito aos seus benefícios, seja por meio de um trabalho formal ou de contribuição voluntária. Para acessar os auxílios e aposentadorias, é preciso estar na condição de segurado, não havendo outra forma de obter os benefícios do INSS.

Ao contrário do que se pensa, o governo não oferece cobertura para os brasileiros simplesmente por serem residentes ou cidadãos, é preciso pagar como em qualquer outro seguro privado.

Dito isso, vamos apresentar os benefícios pouco conhecidos do INSS. Afinal, você pode ter direito mas não saber disso ainda.

Leia ainda: Restituição antecipada do Imposto de Renda 2023: Como funciona? Vale a pena?

4 Benefícios do INSS que ninguém conhece! 

1- Auxílio doença e aposentadoria para quem tem  Síndrome de Burnout 

A Síndrome de Burnout foi categorizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença ocupacional, estando diretamente ligada à atividade ou às condições de trabalho. Consequentemente, o trabalhador diagnosticado com Burnout tem direito a receber auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

2-  Licença maternidade em caso de aborto

O salário-maternidade é um benefício oferecido aos contribuintes da previdência social que precisam se afastar de suas atividades em decorrência de parto, adoção ou aborto não criminoso, como em casos de aborto espontâneo ou legal (como em situações de estupro ou risco de vida da mãe).

Vale destacar que mulheres que realizam o aborto até a 22ª semana de gestação também podem ser elegíveis para receber o salário-maternidade, desde que tenha sido um aborto não criminoso. O período de afastamento é de duas semanas, e o valor recebido será proporcional ao tempo de afastamento.

De acordo com o decreto 3.048/99, em seu § 5°, é regulamentado o benefício do salário-maternidade, onde é estabelecido que a pessoa precisa comprovar, por meio de atestado médico, sua condição de saúde e ter qualidade de segurada, tal como nos demais casos. No entanto, para mulheres que deram à luz a partir do sexto mês de gestação, é necessário seguir o prazo de 120 dias estabelecido pela Lei de Benefícios.

SURPRESA Total: Saiu novo Preço da Gasolina no Brasil!

3- Auxílio-doença para cirurgia plástica 

Esse benefício do INSS é útil para os trabalhadores que precisam realizar cirurgias plásticas ou reparadoras por motivos de saúde.

Para receber esse benefício, o segurado deve cumprir certas condições. Primeiramente, é necessário apresentar incapacidade temporária para a execução do serviço, comprovando sua condição de saúde atual. Além disso, é preciso ter contribuído para o INSS por pelo menos 12 meses e ter a qualidade de segurado.

4- Mais 25% na aposentadoria por invalidez

Indivíduos que recebem aposentadoria por invalidez, ou seja, aqueles que não conseguem realizar atividades básicas sem ajuda, podem solicitar um adicional de 25%.

É permitida a ajuda de terceiros para esses indivíduos, que não precisam necessariamente ser profissionais de saúde, podendo ser membros da família.

Algumas doenças que conferem o direito de receber o adicional de 25% incluem:

  • cegueira total;
  • perda de nove dedos das mãos ou todos eles;
  • paralisia de dois ou mais membros;
  • perda dos membros inferiores quando não é possível a utilização de prótese;
  • perda de uma das mãos ou de dois pés;
  • pessoas com deficiência mental que precisam de acompanhamento também podem ter direito.

Outras doenças que exigem internação ou incapacidade permanente para as atividades diárias também podem conferir o direito ao adicional. É possível solicitar a aplicação do adicional em outras aposentadorias, desde que o segurado comprove a necessidade de assistência devido à sua invalidez.

Por fim, continue acompanhando o nosso portal para ver informações atualizadas sobre os seus direitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.