2022: confira os melhores investimentos em renda fixa

Ano eleitoral é sempre uma correria no mercado financeiro e 2022 não será diferente. Isso porque a polarização política vai movimentar o mercado, para cima e para baixo. Nessas horas, é importante buscar segurança e rentabilidade, o que não será difícil de encontrar.

Por isso, alguns investimentos terão os holofotes e, com o atual cenário da economia, a renda fixa vai tomar a frente, muito provavelmente.

A taxa Selic no ano que vem

Para analisar a renda fixa para 2022, é preciso ver os dados que já temos, hoje, na economia. Isso porque o cenário futuro da taxa de juros, por exemplo, será afetado pela inflação atual. A inflação, por sua vez, vai mudar também por causa de outros setores.

Com isso, teremos uma taxa de juros subindo pelo menos até março. Isso porque a inflação continua mais alta que a Selic e, dessa forma, o Banco Central deve subir na próxima reunião. Ou seja, a Selic vai fechar o ano na casa dos 9% e pode atingir os dois dígitos na primeira reunião de 2022.

Com isso, além do Tesouro Selic e contas digitais para reserva de valores, é importante começar a vislumbrar o crédito privado, que tende a render mais que a Selic. Assim, fundos de investimentos em crédito privado, com baixa liquidez, pode ser uma excelente medida para ter retornos acima do CDI.

Dessa forma, é importante, após dezembro, o investidor já se atentar nos títulos prefixados. Isso porque com os juros mais altos, os prefixados sobem mais ainda. Com a posterior taxa de juros, o governo segue pagando o rendimento prometido na contratação, que será o melhor percentual possível. Por isso, quando a taxa de juros começar a cair, é a hora de comprar os tesouros prefixados.

2022
Quando as taxas de juros forem começar a cair é a hora de comprar o Tesouro Prefixado. Foto: Banco Central do Brasil / Reprodução

A inflação e o prefixado em 2022

Além da Selic em alta, também teremos uma inflação alta. Pelo menos no início do ano. Dessa forma, o Tesouro IPCA ou fundos de investimentos atrelados à inflação serão bons investimentos para você se proteger. Vale lembrar que o Tesouro IPCA está operando com IPCA + 5,19%, o que pode dar mais de 10% ao ano até 2026. Dessa forma, o investimento para 2022 já deve ser acessado agora.

Além disso, temos títulos de renda fixa prefixados com taxas maiores que a do Tesouro Direto, com destaque às LCI e às LCA, que tem isenção de IR. Por isso, se o Tesouro Direto está operando com 12%, aproximadamente, os títulos privados prefixados podem operar com 14% ou 15% ao ano facilmente. Dessa forma, é importante saber escolher.

Contudo o Prefixado tem uma alta modificação das taxas. Com isso, é importante não tentar prever o momento exato e já investir quando você achar que as taxas são atraentes. Além disso, os percentuais dos títulos podem ser menores se você paga taxas na sua corretora e, ainda, se você precisar descontar o Imposto de Renda sobre os rendimentos no final do período.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.