Solana: a criptomoeda que pode bater o Ethereum
Se você está no mundo dos Bitcoins e do Ethereum, é provável que você ainda não conheça a Solana. Atualmente, é a quinta maior plataforma de blockchain do mundo, e sua criptomoeda, a SOL, é uma das maiores criptomoedas do mundo.
Diferentemente do Bitcoin, a Solana é uma plataforma de contratos inteligentes, que busca unir compradores e vendedores de forma mais rápida, segura e eficaz. Por isso, a função da SOL é a mesma do ETH (criptomoeda do Ethereum) e, por isso, especialistas acreditam que as duas baterão de frente nos próximos anos.
O que é a Solana?
A Solana é uma plataforma de contratos inteligentes. De uma forma resumida, é como se você entrasse em um sistema e, lá de dentro, pudesse fazer contratos, como os contratos “normais”, só que de forma descentralizada, ou seja, sem intervenção de governos. E para isso, o Solana usa uma moeda própria, a SOL.
Vamos dar um exemplo: você quer comprar uma casa. Para isso, precisa ir no banco acertar as coisas de pagamento, depois precisa ir no cartório para passar o imóvel para o seu nome e mais um monte de burocracias. Nesses casos, incidem taxas e impostos cobrados pelo governo. Na Solana, não. Você vai lá, compra a casa em poucos minutos e faz o pagamento com SOL. E para ter 1 SOL, faz-se uma conversão normal, como se fosse trocar Real por Dólar.
E o que chama a atenção é que o serviço é tão revolucionário que a cotação de SOL, em dólar, subiu 11.567,4% apenas em 2021. Isso quer dizer que se você tivesse investido R$1.000 no início do ano, hoje teria algo em torno de R$116.670,00 sem contar a variação do dólar, ou seja, valeu a pena para quem teve o olhar apurado lá no início.
Vale a pena?
Se você acredita que as moedas tradicionais vão perder força nos próximos anos e que as moedas descentralizadas vão crescer no mundo, sim, vale a pena. Porém, você deve se atentar ao risco que envolve investir esses valores nesses ativos. Isso porque é comum que eles subam e caiam 10% ao dia. Você teria estômago?
É por isso que especialistas em investimentos afirmam que não é ideal colocar mais de 5% dos seus investimentos em criptomoedas, dado o risco que ela apresenta. Dessa forma, você pode separar o seu dinheiro de modo a investir com pouca exposição. Vale lembrar que a SOL, diferentemente de outras criptomoedas, ainda não tem um ETF apenas dela na B3. Por isso, plataformas como a Binance, são excelentes para você começar.
Além disso, se você gosta de emoção, as criptomoedas são negociadas o dia todo, todos os dias. Por isso, elas continuam variando de preço em finais de semanas e feriados. Isso permite que você faça operações quando quiser, na palma da sua mão.
Atualmente a SOL é a quinta maior criptomoeda em capitalização, atrás de Bitcoin, Ethereum, BNB (moeda da Binance) e Tether.