InícioEconomiaSaque aniversário do FGTS é liberado agora em agosto

Saque aniversário do FGTS é liberado agora em agosto

Já está aberto o prazo para os trabalhadores nascidos em agosto que aderirem ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retirarem o dinheiro.

A quantia ficará disponível por três meses e, no caso dos aniversariantes deste mês, a possibilidade de retirada vai até 31 de outubro. Se não for sacado neste período, o valor voltará para a conta vinculada do trabalhador.

Para aderir ao saque-aniversário e ter acesso a uma parte do saldo no mesmo ano, o trabalhador deve fazer a opção até o último dia do mês de nascimento.

Por exemplo, quem nasceu neste mês pode aderir à modalidade até 31 de agosto e sacar parte do fundo ainda no ano corrente. Se fizer a comunicação à Caixa Econômica Federal depois, só receberá o dinheiro no ano seguinte.

Migração é opcional

A migração para o saque-aniversário é opcional e deve ser informada à Caixa Econômica Federal. Ao escolher a modalidade, o trabalhador pode retirar uma parte do saldo do Fundo de Garantia todos os anos.

Quem escolher o saque-aniversário, porém, perde a possibilidade de sacar o valor integral do fundo se for demitido. A multa rescisória de 40% sobre o saldo do FGTS, paga pelo patrão em caso de demissão sem justa causa, no entanto, não é afetada.

O sistema não afeta outras possibilidades de saque, como compra de imóveis e aposentadoria.

Quem optar pelo saque-aniversário e depois mudar de ideia terá que esperar 24 meses para a mudança ser efetivada, retornando à modalidade antiga. Quem preferir ficar no modelo tradicional de acesso ao FGTS — chamado de saque-rescisão — mantém o direito a sacar o saldo integral em caso de demissão sem justa causa.

Segundo balanço divulgado pelo Conselho Curador do FGTS, foram sacados R$ 9,8 bilhões relativos ao saque aniversário, em 2020.

Como aderir ao saque-aniversário

Quem quiser optar pelo saque-aniversário deve fazer a adesão pelo aplicativo do FGTS ou pelo site. Lá, basta clicar em “Meu FGTS” e acessar a aba “Saque-aniversário”.

O trabalhador deve ler e concordar com os termos e condições e clicar em “Aderir ao saque-aniversário”. O sistema da Caixa também permite fazer uma simulação de quanto será a retirada, de acordo com o saldo disponível na conta vinculada.

Raquel Luciano
Raquel Luciano
Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho com experiência na produção de matérias para portais de notícia nos estados do MS, BA, MG e SP. Atualmente é Redatora do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS