Mitos do nome sujo, conheça a verdade sobre eles

O texto anterior do Sua Finança falava sobre as consequências de se ter o nome sujo. No entanto, também existem muitas coisas que as pessoas afirmam sobre o CPF restrito que não são verdadeiras. Por isso, agora preparamos um texto sobre mitos do nome sujo, para você saber algumas coisas que NÃO acontecem quando se deixa de pagar uma conta, confira a seguir.

Sou barrado em concursos públicos?

Este é um dos mitos do nome sujo mais populares. No entanto, ele não está completamente errado. É mentira que concursos públicos barram pessoas que estão com o CPF restrito. Porém, quando a vaga é para cargos em bancos estatais, como o Banco do Brasil e o BNDS, seu nome pode realmente ser barrado.

Por fim, vale lembrar que mesmo que concursos públicos não possam te barrar, empresas privadas podem decidir não contratar um funcionário se ele estiver com o nome sujo. Sendo assim, a inadimplência pode retirar vagas de emprego das pessoas.

Eu vou perder meu cartão de crédito?

É verdade que o banco no qual você já tem conta pode negar um novo cartão de crédito, um aumento de limite ou o crédito especial. Porém, é mentira afirmar que ao ter o CPF restrito você não poderá usar o cartão de crédito que você já tem!

Sendo assim, se você ouvir alguém dizer que o banco pode tomar seu cartão de crédito por estar sem pagar uma conta, saiba que este é um dos mitos do nome sujo. Ao mesmo tempo, um empréstimo que já foi contraído também não pode ser cancelado nesta situação.

Por fim, também vale ressaltar que pessoas com o nome sujo ainda podem fazer o uso do pagamento de contas com débito automático. O banco não pode retirar ou restringir esta função do seu cliente com CPF restrito.

Ao renegociar a dívida o nome continua sujo até o pagamento total?

Ao renegociar o seu débito que não foi pago você está fazendo uma nova dívida. Por isso, ao assinar um acordo de renegociação a sua dívida antiga desaparece e o seu nome não estará mais sujo após o pagamento da primeira parcela desta.

Este é um dos mitos do nome sujo com maior fama. No entanto, caso seu nome não saia dos órgãos de proteção de crédito após o pagamento da primeira parcela da renegociação você pode até mesmo entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.

Eu não posso mais sair do país?

O último dos mitos do nome sujo pode ser o mais curioso. No entanto, isto ainda é uma mentira. Sendo assim, pessoas que estão com o CPF restrito ainda podem sair do país em viagens ou migração e fazer os procedimentos necessários para isso, como tirar passaporte e visto internacional.

Mesmo no exterior as cobranças e o registro do nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito vão continuar. Por isso, ir morar em outro país não é uma opção para resolver os problemas ligados à inadimplência de contas aqui no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.