Poupança vai render mais? Entenda

Se você ouviu por aí que a poupança vai começar a render mais, você não ouviu errado. A maior conta de remuneração do país terá os seus rendimentos ainda maiores, caso o Banco Central suba a taxa de juros para patamares acima de 8,5%. Como a expectativa do mercado é que isso ocorra já na próxima semana, a caderneta vai render mais.

Contudo, vale lembrar que a poupança segue rendendo menos que investimentos igualmente seguros, e vamos abordar isso ao final do texto.

Como funcionam os rendimentos da poupança?

Quando definida pela legislação, o Governo Federal formulou algumas regras para a poupança. Dentre elas temos a isenção para pessoas físicas, o fechamento do mês (“aniversário”) e também os rendimentos. Os rendimentos estão igualmente atrelados à taxa Selic, mas seguem diferentes normativas, a depender do patamar da taxa.

Por isso, quando a Selic está abaixo de 8,5%, a poupança rende 70% da taxa Selic mais a taxa referencial. Essa taxa referencial também é um indexador da economia, mas ela está em 0% há um bom tempo. Por isso, até hoje, a poupança está rendendo 70% da Selic, o que dá 5,42% ao ano. Contudo, a inflação subiu e, com isso, o Banco Central vai ajustar a taxa para cima. O mercado acredita que vai passar os 8,5% ao ano já na próxima reunião do COPOM.

Com isso, nos patamares acima de 8,5%, a poupança passa a render 0,5% ao mês, de forma fixa e sem modificação, caso a Selic siga aumentando. Esse rendimento dá 6,17% ao ano. Com isso, a poupança vai render esses 6,17% ao ano, mesmo que a Selic suba para 12%, conforme as expectativas do mercado. E é exatamente por isso que a poupança segue sendo o pior investimento do país. Ela sempre perde para o CDI e, agora com inflação alta, está rendendo negativamente, quando falamos em poder de compra.

poupança
Foto: Pixabay

Saia desse investimento ruim!

Com a Selic bem acima dos rendimentos da poupança, é a hora de sair desse investimento ruim e migrar para ativos que realmente dão dinheiro. Para isso, existem diversas opções igualmente seguras no mercado e que dão uma rentabilidade bem maior que a poupança.

Dessa forma, você pode depositar no Tesouro Selic para fazer a sua reserva de emergência. Com ele, você tem os rendimentos da taxa Selic e nunca perderá para a poupança, mesmo com a tributação que incide sobre o ativo. Por outro lado, você também pode colocar o valor na conta do Nubank ou qualquer outra conta que renda atrelado ao CDI. Nela, você também não perde para a poupança.

Além disso, se você já tem valores que cubram seus gastos por 6 meses ou mais, você pode começar a se aventurar nos créditos privados e títulos de renda fixa atrelados à inflação. Com eles, os rendimentos são ainda maiores e você fica mais protegido ainda da alta dos preços. De qualquer forma, não é um bom negócio estar na poupança, mesmo com os rendimentos maiores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.