POUPANÇA supera inflação: Mas será que vale a pena investir nela em 2023?

Em março e no acumulado dos últimos 12 meses, a caderneta de poupança superou o aumento da inflação. O rendimento do investimento mais popular entre os brasileiros foi de 0,74% em março, em comparação com o crescimento de 0,71% do IPCA no mesmo período.

Levando em conta os últimos 12 meses finalizados no mês passado, a poupança proporcionou um retorno de 8,33%, enquanto a inflação subiu 4,65% no mesmo intervalo.

Será que a caderneta se destaca em comparação a investimentos mais avançados? Uma pesquisa realizada pela plataforma TradeMap revela que a poupança está entre as seis categorias de investimento que ultrapassaram o IPCA em março.

O desempenho mais impressionante foi do bitcoin, que teve uma valorização de 19,42% em março, consolidando-se como a principal criptomoeda do mundo.

Em seguida, temos o ouro (+4,28%); o BDRX, índice de ações estrangeiras na B3 (+2,99%); o IMA geral, carteira de títulos públicos (+1,86); o CDI (1,17%); e a poupança (+0,74%).

Poupança supera a inflação. Foto: Canva
Poupança supera a inflação. Foto: Canva

Já entre os investimentos com o pior desempenho em março, o TradeMap destaca o Ibovespa (-2,91%); o dólar (-2,45%); o Idiv, índice das ações com maiores dividendos (-2,02%); as Small Caps, índice de empresas de menor valor de mercado (-1,74%); o Ifix, índice de fundos imobiliários (-1,69%); e o IHFA, índice de fundos multimercados (-0,15%).

De acordo com especialistas da área, para 2023, a poupança prevê um rendimento de 8% a 9% ao ano, já isento de imposto de renda.

Por outro lado, este ano apresenta boas perspectivas para investimentos em renda fixa no Brasil com oportunidades de juros reais em quase todos os tipos de ativos, desde os indexados à Selic até os pré-fixados e atrelados à inflação de curto e longo prazo.

Por que a inflação altera a poupança?

A inflação impacta a rentabilidade da poupança pois a taxa de juros desta é determinada pelo governo e está diretamente ligada à taxa básica de juros da economia, a Selic.

Quando a inflação está elevada, o Banco Central pode elevar a taxa Selic com o objetivo de controlar os preços e evitar um aumento contínuo da inflação.

Esse aumento da Selic pode resultar na rentabilidade da caderneta ficando abaixo da inflação, fazendo com que o dinheiro depositado na poupança perca seu poder de compra ao longo do tempo.

Em contrapartida, quando a inflação está em baixa, o Banco Central pode diminuir a taxa Selic, tornando a poupança mais atraente em comparação a outras modalidades de investimento.

Vale ressaltar que a rentabilidade da caderneta é fixa e não acompanha, necessariamente, as oscilações do mercado financeiro. Assim, em momentos de alta inflação, pode ser vantajoso explorar outras opções de investimento que preservem melhor o poder de compra do dinheiro aplicado.

É um bom investimento?

Os depósitos na poupança são vistos como investimentos de baixo risco, já que o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) garante o valor depositado em até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.

A poupança é uma alternativa de investimento muito popular entre os brasileiros, principalmente devido à facilidade de acesso e ao baixo valor mínimo de investimento exigido pelos bancos.

Contudo, em momentos de inflação alta, a rentabilidade da caderneta pode ser ultrapassada por outras modalidades de investimento.

A poupança é um investimento seguro e de fácil acesso, sendo uma boa opção para quem está iniciando no mundo dos investimentos e deseja guardar dinheiro sem se expor a grandes riscos.

No entanto, a rentabilidade da caderneta costuma ser baixa e pode não acompanhar a inflação em determinadas situações, fazendo com que o poder de compra do dinheiro aplicado diminua ao longo do tempo.

Existem outras alternativas de investimento que podem oferecer rentabilidades superiores com riscos controlados, como fundos de investimento, CDBs, LCIs, LCAs e debêntures, entre outros.

Portanto, é fundamental analisar seu perfil de investidor, seus objetivos e o horizonte de tempo que deseja investir antes de optar pela poupança como investimento.

Caso busque uma rentabilidade mais alta e esteja disposto a assumir mais riscos, vale a pena considerar outras opções de investimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.