Plataformas para monitorar os investimentos; confira dicas

É comum que muitas corretoras não tenham serviços de comparação com os principais benchmarks do mercado financeiro. Isso porque elas se concentram apenas nos serviços de operação, deixando de fora cenários importantes ao investidor. Para comparar, existem plataformas para monitorar os  investimentos, que comparam seus valores aos principais índices.

Por isso, hoje vamos falar das principais plataformas para comparar sua carteira com o Ibovespa, mas que também servem para comparar com a inflação e com o CDI. Dessa forma, são plataformas para todos os tipos de investidores.

Porque usar plataformas para monitorar os investimentos?

O principal motivo para usar essas plataformas para monitorar os investimentos é ver como a sua carteira de ativos se comporta em relação ao mercado. Essas notícias são fundamentais para você tomar ações mais racionais, de modo a buscar sempre uma estratégia que dá os maiores lucros a você.

Um exemplo é você ter uma carteira que rende menos que o Ibovespa. A não ser que seja uma estratégia voltada aos dividendos, que é bastante comum, as demais estratégias que buscam bater o índice de ações precisam de um olhar mais cuidadoso. Por isso, essas plataformas ajudam você a ver onde está errando e como você pode fazer para bater os principais índices de nosso mercado.

Além disso, caso você tenha contas em mais de uma corretora, essas plataformas unem tudo em um único lugar, de forma que você conseguirá ver todos os investimentos em apenas uma tela. Assim consegue comprar rentabilidade entre as corretoras, vendo o resultado dos diferentes produtos.

plataformas para monitorar os investimentos
Plataformas para monitorar os investimentos são excelentes fontes de informação. Foto: Pexels

Quais são as principais plataformas?

Dentre as principais plataformas para monitorar os investimentos, estão o Kinvo e o Status Invest. Ambas têm os mesmos serviços básicos, apesar de uma ter mais funcionalidade que outras. Além disso, é importante ressaltar que demais plataformas também fazem isso, como o TradeMap, mas elas têm funcionalidades distintas também, como a operação direta em bolsa.

Na parte do Kinvo, o investidor consegue ver o extrato das compras e vendas, ver o gráfico comparativo com o IPCA, CDI e Ibovespa, além de ter relatórios personalizados. Para os mais arrojados, o Kinvo Premium permite tirar mais conclusões, como a volatilidade da sua carteira, dicas de especialistas e muito mais informações.

Na parte do Status Invest, você consegue ver, separadamente, cada um de seus ativos, as performances individuais, a aba de proventos de todos os ativos, além de um gráfico comparativo. Além disso, você pode comparar empresas americanas com brasileiras e pode, ainda, colocar suas ações estrangeiras na plataforma, caso tenha.

De uma forma geral, o Status Invest é mais completo que o Kinvo, mas o Kinvo tem uma plataforma mais intuitiva e agradável. De qualquer forma, você pode criar cadastros gratuitos em ambas as plataformas e ver qual se encaixa melhor no seu perfil. Vale lembrar que essas plataformas para monitorar os investimentos não substituem a necessidade do uso da sua corretora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.