InícioFinanças PessoaisCartão de CréditoParcelar com segurança: saiba como

Parcelar com segurança: saiba como

Dividir as compras em várias vezes possibilita alcançar sonhos e comprar produtos que são caros demais a vista. Porém, é necessário saber como parcelar com segurança, ou seja, como não cair em armadilhas. 

Por isso, se quiser saber mais sobre o tema acompanhe o texto abaixo. Nós preparamos um guia completo para te ajudar a parcelar sem perder a cabeça e ainda conseguir realizar os seus sonhos de consumo.

1- Parcele só o que for necessário

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que para parcelar com segurança você deve usar esta técnica apenas o que for essencial. Sendo assim, só recorra a esta forma de pagamento para itens que são urgentes ou que te darão um retorno financeiro.

Portanto, parcelar algo que pode te ajudar a montar seu próprio negócio, ou uma solução para gerar economia na sua casa é uma boa ideia. Por outro lado, parcelar roupas, videogames e eletrodomésticos desnecessários ou que não trazem economia não é uma boa ideia.

Neste caso você deve estar pensando: mas então eu não posso comprar roupas e coisas para a minha diversão? Você pode! Porém, sempre busque fazer estas despesas à vista. Se a compra não vai te trazer um lucro, também não deixe ela te trazer prejuízo com juros.

2- Parcelar com segurança é igual a parcelar uma compra por vez

Isso mesmo, só é recomendado que você tenha apenas uma dívida por vez no seu cartão de crédito. Do contrário fica difícil parcelar com segurança e você pode acabar perdendo o controle da situação.

Imagine que ao fazer uma compra você pode pensar que o valor mensal da parcela é pequeno. Sendo assim, é possível fazer até outro parcelamento. Porém, a verdade é que a soma de todos os parcelamentos no final do mês podem pesar no seu bolso.

Por isso, a melhor forma de se ter controle total da sua vida financeira é parcelando apenas uma compra por vez.

3- Se não houver juros parcele no máximo possível

Esta dica pode parecer um tanto quanto contraditória, porém é fácil entender a situação. Sendo assim, se ao realizar uma compra parcelada não houver nenhuma cobrança de juros, a melhor opção é utilizar o máximo de vezes. 

Deste modo você pagará um valor menor por mês e conseguirá ter mais dinheiro para utilizar nas despesas de casa. Uma boa ideia é ainda utilizar o dinheiro que sobra por ter escolhido parcelas menores para investir. Sendo assim, você vai parcelar com segurança, fará sua compra e ainda terá retorno financeiro.

 

Por fim, saiba que é sempre necessário estar de olho na cobrança de juros. Uma dica básica para compras parceladas é tentar fugir daquelas em que há juros, com um pouco de pesquisa é possível encontrar opções desta forma.

Lembre-se também de não atrasar a fatura do cartão de crédito para evitar maiores complicações. Parcelamento exige muito autocontrole e controle das finanças, caso ache que ainda não está pronto é melhor esperar um tempo um pouco maior e realizar a compra à vista.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS