Para evitar golpes, INSS muda regras para o crédito consignado
Mudanças no Crédito Consignado já estão valendo para aposentados e pensionistas, conforme anuncio feito pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), com a finalidade de evitar golpes.
As alterações dizem respeito ao bloqueio e desbloqueio dos empréstimos pelos segurados, bem como ao local e à forma de pagamento.
Saiba quais serão as mudanças
De acordo com as regras publicadas no Diário Oficial da União, os cidadãos que buscam crédito ou empréstimo consignado precisam estar nos níveis prata ou ouro para utilizar os serviços citados. Até então, alterações podiam ser feitas por quem é nível bronze.
Esses níveis são referentes ao cadastro no sistema Gov.br, ou seja, quanto mais completo, mais alto. Para aumentar o seu, o segurado precisa permitir o cruzamento de outras bases de dados e leitura de QR Code ou código de acesso.
Além disso, o envio de documento oficial com foto pessoal por meio do aplicativo ou site Meu INSS, que era opcional, passou a ser obrigatório. O documento também será exigido em atendimentos presenciais.
Os aposentados e pensionistas que fizeram um pedido de bloqueio ou desbloqueio deste tipo de empréstimo, mas ainda não enviaram o documento de identificação, terão que fazer isso para que o procedimento seja autorizado.
14º salário
Desde o início da pandemia, muito se fala sobre o pagamento de um 14º salário para beneficiários do INSS. O objetivo seria conter os impactos da crise econômica na vida desses grupos, especialmente porque a liberação do 13º salário foi antecipada neste ano.
Contudo, a proximidade do fim do ano, o avanço da vacinação no país e a falta de verbas do governo federal devem impedir a aprovação do projeto. O texto ainda está em tramitação, mas é bem provável que não avance.
Essa é mais uma medida que o governo tenta lançar para impulsionar a economia ainda em 2021, melhorando os índices, mesmo com a pandemia ativa no país.