InícioFinanças PessoaisEmpréstimoEmpréstimo Consignado cresce durante a pandemia do coronavírus

Empréstimo Consignado cresce durante a pandemia do coronavírus

Você já ouviu falar do Empréstimo Consignado? Essa é uma modalidade de crédito que nunca sai da moda e cada vez mais vem sendo solicitado por pessoas que precisam de dinheiro para pagar contas atrasadas ou comprar algum bem.

Cada vez mais as pessoas estão em busca de um empréstimo e esse número aumentou em 2020 com a pandemia do coronavírus em virtude do fechamento do comércio em várias cidades como uma forma de tentar conter a doença.

Com isso, para tentar manter o negócio aberto e suportar os meses sem clientes, muitos comerciantes foram atrás de empréstimos bancários. E uma das opções foi o Empréstimo Consignado.

Mas, quem tem direito ao Empréstimo Consignado? Será que as taxas realmente são vantajosas? E quais os cuidados necessários na hora da contratação desse tipo de serviço?

Quem pode solicitar Empréstimo Consignado?

Bem, o Empréstimo Consignado é um tipo de serviço de liberação de crédito para aposentados, pensionistas, beneficiários do INSS ou militares, que sem analise junto ao Serasa/SPC, conseguem ter acesso ao dinheiro direito na conta.

Ou seja, esse tipo de empréstimo pode ser solicitado por quem tem nome negativado porque o desconto das parcelas é feita diretamente no benefícios recebido, o que evita inadimplência e falta de pagamento por parte dos clientes.

Como solicitar Empréstimo Consignado

Para solicitar o Empréstimo Consignado durante a pandemia do coronavírus é bem fácil. Basta o cliente entrar em contato com o banco que tem conta, fazer uma simulação do valor que pretende pedir, analisar as taxas de empréstimo e o prazo para pagamento.

Portanto, diferente dos outros tipos se empréstimos, no Empréstimo Consignado as taxas costumam ser mais acessíveis e o prazo de pagamento é maior do que o normal.

Por isso, muitas pessoas acabam optando por esse tipo de serviço, onde até mesmo fazem essa solicitação com o nome de um parente etc. É ai que aparece alguns perigos.

Cuidados na hora de pedir um Empréstimo Consignado

Você sabe quais os cuidados  necessários antes e depois de contratar o Empréstimo Consignado?

Dinheiro só com bancos ou instituições financeiras

O crédito consignado só pode ser cedido por bancos ou instituições financeiras cadastradas no Banco Central. A negociação ou intermediação pode ser realizada por correspondentes bancários, que são empresas autorizadas para esse tipo de serviço.

Faça simulações e pesquise antes

Vários bancos e correspondentes bancários permitem a realização de simulações online. Isso tudo para facilitar a vida do consumidor.

Desconfie das ofertas de dinheiro fácil

Não é permitido cobrar nenhum outro valor acima do teto da taxa de juros ou adicional ao contrato. As instituições financeiras podem oferecer condições justas e competitivas para que o interessado consiga ter acesso ao crédito.

Se certifique sobre a segurança antes de informar seus dados

Tanto para a simulação quanto para a contratação de qualquer tipo de empréstimo, é necessário informar alguns dados pessoais e financeiros.

Para o crédito consignado não é diferente. Como o limite de crédito está vinculado a disponibilidade da margem consignável livre, uma vez que o valor das prestações é descontado direto do benefício INSS ou contracheque, essas informações são indispensáveis.

Não assine nada sem ler antes

É preciso muita cautela e atenção neste momento. Não assine nenhum documento em branco e sempre confira o que está escrito, para saber o que você realmente está assinando.

Não pague nenhum valor para garantir o seu crédito

A cobrança de qualquer valor antecipado para simulação ou liberação de crédito consignado é proibida. Todas as operações realizadas pelos bancos, devem estar inclusas no pacote de serviços e facilidades que o banco oferece, por exemplo, e dentro do Custo Efetivo Total.

Confira se o dinheiro caiu corretamente na sua conta, dentro do prazo

Depois de ter o contrato averbado, o valor creditado deve ser o mesmo valor depositado na conta indicada. E se, por acaso o dinheiro liberado foi inferior ou diferente do contratado, o contratante deve procurar a instituição financeira imediatamente para informar sobre o erro.

Confira o desconto das parcelas no contracheque

Como as prestações mensais do empréstimo consignado são descontadas automaticamente do benefício INSS ou contracheque devem ser, as mesmas contratadas e citadas em seu contrato de empréstimo. A contratação do seu empréstimo deve ocorrer sempre de forma segura e transparente

Raquel Luciano
Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho com experiência na produção de matérias para portais de notícia nos estados do MS, BA, MG e SP. Atualmente é Redatora do Sua Finança.
Leia Também

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS