Ibovespa finalmente decola e fecha a semana no verde

Depois de muito tentar, o Ibovespa finalmente conseguiu engatar uma alta expressiva no último pregão da semana. A alta dessa sexta-feira, 8, foi de 2,14%, com alguns ativos puxando o índice.

As expectativas da inflação são as principais causas da alta, que animou o mercado e deu lucro aos investidores pacientes.

Inflação surpreender

Apesar de um IPCA altíssimo, o índice mensal abaixo das expectativas animou o mercado e puxou o Ibovespa para cima hoje.

Isso porque a previsão do mercado era de alta de 1,25%. O resultado, porém ficou em 1,16%, um pouco acima do IPCA-15, prévia do índice oficial da inflação. Com isso, o mercado acredita que o crescimento menor dos preços pode acelerar a economia e reaquecer as exportações do Brasil. Contudo, a inflação foi a maior para o mês desde 1994.

Apesar disso, durante o dia a Petrobrás anunciou mais um reajuste na gasolina e no gás de cozinha, o que pode impactar negativamente o mercado no mês que vem. Porém, o Ibovespa não quis saber e decolou. A alta de 2,12% era esperada pelos investidores há alguns dias, dado que a queda de segunda feira não havia sido corrigida.

Lá fora teve notícia

Os Estados Unidos divulgaram o relatório de criação de empregos no país, o chamado “payroll”. Por lá, as notícias não foram boas, mas não impactou por aqui.

O Ibovespa não sentiu os resultados fracos da economia americana. Na terra do Tio Sam o mercado criou 194 mil empregos em setembro, bem abaixo das expectativas por lá, que estavam na casa dos 500 mil. Os dados foram coletados pelo “The Wall Street Journal”.

Isso mostra que a economia está andando abaixo do desejado por lá e o FED retirando os estímulos deve prejudicar ainda mais a economia. Apesar disso, os pacotes de infraestrutura de Biden podem aquecer a economia, mas ainda não há detalhes sólidos sobre isso. Os Republicanos aceitaram subir o teto da dívida nessa semana.

Ibovespa
Cotação de CIEL3 | TradingView – reprodução

E subiu!

Alguns ativos listados na bolsa brasileira subiram a percentuais fora do comum hoje, dando grandes realizações de lucros para quem investe por aqui

Os ativos da Cielo subiram 14,29%, uma correção bastante forte das sucessivas quedas do papel. Na semana, CIEL3 operava em queda de 1,28%, mas a subida de hoje deu um bom alento aos investidores da empresa.

Seguindo, EcoRodovias subiu 8,82%. O papel também operava em queda acima do 1%, mas a subida puxou para cima o preço da companhia. Apesar disso, nada que mostre uma melhora nos fundamentos da empresa.

O polêmico papel das units de Banco Inter, BIDI11, corrigiram para cima em 7,41%. Isso porque o papel está em fase final de listagem na B3, e deve ser retirado do Ibovespa. A empresa cotará suas ações na bolsa americana.

Entre as baixas, Assai, Pão de Açúcar e Klabin figuraram entre as maiores perdas. Apesar disso, para os investidores com carteiras diversificadas, o dia fechou no verde. Par ao Ibovespa, a semana fecha em leve alta de 0,25%, configurando uma semana lateral, com um dia de queda, três de lado e hoje subindo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.