Os investimentos do futuro: saiba quais são
É difícil falar de investimentos do futuro, porque isso demanda saber de uma variável incerta: o próprio futuro. E, nesse texto, não temos a pretensão de acertar todos os investimentos. Apesar disso, olhando o cenário atual, podemos inferir que algumas coisas no mundo vão mudar. E seus investimentos devem acompanhar isso.
Para isso, analisamos algumas realizações governamentais, algumas previsões de gestores na internet e, claro, material de especialistas em política internacional.
ESG
De longe, a ideia mais interessante e palpável para os investimentos do futuro são as empresas e os produtos ESG. Isso porque o mundo inteiro caminha para políticas públicas e privadas nesse sentido.
E isso já está impactando estudos importantes. Segundo o Global Consumer Trends 2021, “para os consumidores, as empresas não deveriam focar apenas na receita, pois elas são mais do que organizações com fins lucrativos”. Dessa forma, seja porque são pressionadas para isso, seja porque querem, as empresas vão mudar seu jeito de trabalhar.
Com isso, energia renovável, produtos recicláveis, diversidade, inclusão e tudo que cerceia o ESG estarão presentes na economia. Além disso, o FMI lançou uma nota, recentemente, falando que o clima é um dos aspectos mais importantes da economia. Ou seja, o mundo inteiro está andando para esse caminho.
Além disso, um estudo da Mackenzie mostrou que investimentos ESG estão rendendo mais que os investimentos na “velha economia”. No Brasil, podemos ver isso nas ações da Embraer, que está liderando a entrada em carros elétricos no Brasil.
Criptomoedas
Se você acha que o Bitcoin já é uma realidade, você está parcialmente certo. Isso porque, como ativo de investimento, a cripto de fato já é uma realidade. Com essa moedinha preciosa, já temos milionários nascendo e temos, também, ETF em bolsas importantes.
Mas por outro lado, as criptomoedas ainda são o investimento do futuro porque elas ainda não são muito usadas para a maior finalidade das moedas: comprar. Ainda não é possível, por exemplo, pagar o cafezinho em Bitcoin. Por isso, uma implementação, em países mais relevantes que El Salvador, das criptomoedas como forma de pagamentos poderia trazer rendimentos enormes.
Por outro lado, temos o crescimento de outras moedas digitais que não o Bitcoin: Ethereum e Solano, por exemplo. Essa diversificação deve ficar cada dia maior. E quem souber aproveitar, vai fazer dinheiro (literalmente)!
Oceano Azul
Se você ainda não leu o livro “A Estratégia do Oceano Azul“, provavelmente você não entendeu esse título. Mas o conceito é, na verdade, bastante simples, apesar de a prática ser muito diferente.
Quando uma empresa entra no Oceano Azul quer dizer que ela está inovando uma categoria ou, ainda, mesclando dois mercados em um produto apenas. Um exemplo clássico: Méliuz. Quando, antes de Méliuz, você encontrou empresas que davam cashback? Então, esse é o oceano azul. Isso quer dizer que investir em empresas inovadoras darão dinheiro aos investidores, mas mais que isso, trarão conforto à sociedade em geral.
Por isso, é importante ficar atento!