O que é metaverso? Entenda de uma vez por todas!
A palavra do ano de 2022 será metaverso. Com a chegada das criptomoedas e uma pandemia que fez o mundo digital ficar ainda mais complexo, a humanidade parte, agora, para uma nova fase de sua existência: a sociedade virtual. Isso porque é exatamente isso que o metaverso é: a vida real, mas em jogos. E isso traz diversas oportunidades, mas também traz desafios.
Por isso, estar preparado para esse mundo pode ser uma excelente forma de ver o futuro. Na parte econômica, o metaverso pode trazer grandes lucros, e de diversas formas. Vamos explicar como na segunda parte do texto!
O que é metaverso?
Metaverso é o modo como chamamos a realidade virtual. Por meio de jogos e sistemas bastante complexos, o jogador poderá criar um avatar (boneco virtual) e viver uma vida semelhante à vida real. Com isso, ele vai precisar se alimentar, comprar roupas e fazer tudo aquilo que você faz na sua vida atual. E é exatamente isso que chama a atenção.
Isso porque a vida no metaverso vem ficando cada vez mais complexa. A organização de instituições, como bancos, e até um mercado econômico mostram que o universo passou de uma mera diversão para um acontecimento social, ou seja, as pessoas estão, de fato, vivendo no metaverso. Dessa forma, elas passam a consumir e socializar de forma virtual. E isso é tão importante que o próprio Facebook trocou o seu nome para Meta, em um claro posicionamento da empresa rumo a esse mercado.
Com isso, a empresa busca criar seu próprio metaverso e sua criptomoeda, de modo a controlar, e lucrar, com essa nova tendência mundial. Para os investidores, isso abre uma gama de oportunidades para ganhar dinheiro, principalmente nas moedas, mas também em algumas ações já listadas que podem se beneficiar desse movimento.
Investimentos do novo mundo
Já existem diversas formas de investir no metaverso, seja diretamente, seja indiretamente. Com isso, o investidor pode diversificar sua carteira visando esse futuro breve, que deve crescer muito já em 2022. Contudo, vale lembrar que tudo ainda está no início, e que alguns projetos também podem dar errado. Ainda, as empresas também podem ficar abaixo do esperado, caso seus projetos não despontem.
A forma mais comum de investir em metaverso são nas criptomoedas. Isso porque existem diversos metaversos e isso faz com que existam, também, diversas criptomoedas. Cinco das mais populares são a AXS, SAND, MANA, ENJ e ILV. Cada uma delas representa uma forma de pagamento em um metaverso diferente. No caso da MANA, na Decentraland, a moeda ficou conhecida pela compra do terreno virtual.
Contudo, existem investimentos tradicionais que também buscam o metaverso. Em sua grande maioria, são empresas de tecnologia, que dão suporte à criação do metaverso com seus produtos ou, ainda criam seu próprio mundo. No caso da tecnologia, é possível investir em gigantes como Verizon, fornecedora de internet, ou a Broadcom, fornecedora de semicondutores para aparelhos eletrônicos. Ainda, Facebook e Disney já entraram nesse mercado criando seus próprios mundos, o que pode trazer muitos lucros no futuro.