Connect with us

Dicas

BDR de ETF: diversificação em dólar com baixo custo

Publicado

on

Uma fusão de dois tipos de investimentos pode ser o que você está procurando nesse exato momento. Se você quer diversificar seu investimento, você busca os ETF. Agora, se você quer se expor a dólar, busca os BDR. Mas sabia que existem BDR de ETF? Esse tipo de investimento permite que você diversifique a sua carteira em moeda internacional.

Na verdade, já falamos sobre alguns BDR de ETF de mercados emergentes, mas na verdade eles são bem mais amplos. Ainda, uma notícia recente no mercado mostra que podemos ter mais 20 BDR de ETF na B3 em breve.

O que são BDR de ETF?

Os BDR de ETF são formas mais simples de diversificar o seu patrimônio expondo ele à moeda internacional. Basicamente, esses BDR investem em índices, o que permite rendimentos iguais aos mercados internacionais. Em questão de planejamento, eles podem ocupar até 15% do seu portfolio de forma saudável, afirmam especialistas.

Os BDR de ETF ainda possuem baixa liquidez, comparada com as maiores ações do índice Ibovespa, mas isso não impede que você leve esses ativos para o longo prazo. Além disso, esses produtos permitem que você invista em diferentes mercados, de acordo com as expectativas que você tem deles. Dessa forma, pode investir na América Latina, Europa (incluindo países específicos, como a França) e até na Ásia. Com isso, você tem uma proteção extra na hora de investir.

publicidade

Isso porque, em cenário internacional, o Brasil é um país emergente e investir aqui envolve mais risco. Apesar disso, os BDR de ETF podem ajudar você diminuir o risco da sua carteira investindo em mercados sólidos. Com isso, o mercado americano e o europeu são os mais indicados pelos especialistas. Mas os mercados emergentes também podem impulsionar o seu dinheiro.

Foto: Unsplash | Reprodução

Exemplos de ativos

Existem diversos BDR de ETF, mas alguns se destacam pelo retorno ou, ainda, pelo fundamento por trás dos ativos. Dessa forma, existem boas oportunidades no mercado internacional para você investir seu dinheiro. Com isso, você pode pegar o embalo de economias maiores que a do Brasil, além de investir em economias que crescem acima da nossa.

Um exemplo de BDR de ETF é o BEWA39, que investe apenas no mercado australiano. O país, que é desenvolvido, tem uma economia mais sólida que a nossa. Por outro lado, o BEWQ39 investe apenas no mercado francês, uma das principais economias da Europa. Contudo, se você quer ter a oportunidade de ver seu dinheiro crescer acima da média, o BILF39 pode ajudar você, ao investir em economias da América Latina.

Para investir em setores específicos, o BIVW39 investe em empresas de crescimento do S&P 500. No ano de 2021, o ativo já se valorizou 23,29%, bem acima dos retornos do Ibovespa. Contudo, o BIJH39 investe em empresas maiores, mas do mundo todo, o que permite uma maior segurança nos investimentos.

Vale lembrar que, em questão de nomenclatura, os BDR de ETF são sempre os ativos terminados em “39”. A B3 possui diversas opções. Para melhorar, a BlackRock e a B3 anunciaram que podem trazer mais 20 ativos desse tipo para o mercado nacional. A ideia é fomentar esse tipo de investimento e atrair mais capital para a bolsa brasileira.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.