InícioBancosCDI, conheça tudo sobre esta taxa

CDI, conheça tudo sobre esta taxa

Muitos investimentos têm o seu rendimento atrelado ao CDI. Por exemplo, as contas de bancos virtuais, LCI e LCA. Mas o que é esta taxa e como ela é criada? Para explicar sobre esse assunto preparamos um texto completo.

Leia o conteúdo a seguir e saiba a importância do CDI, assim como quem é responsável por definir esta taxa.

Esse é um investimento?

Não! O CDI não é uma modalidade de investimento, nem em renda fixa nem variável. Por isso, caso você receba uma proposta de investimento em CDI saiba que isso não é possível.

Esta taxa na verdade é na verdade um referencial. Sendo assim, ela pode ser usada como base mas nunca como investimento direto. Explicamos a seguir como esta é usada e a melhor maneira de se basear no CDI para investir em renda fixa.

O que é CDI?

A sigla CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. Antes de mais nada, você precisa saber que todos os dias antes de fechar os bancos fazem um balanço do dia. É verificado se o banco acabou o dia com dinheiro a mais ou devendo. No entanto, existe uma regra do Banco Central que diz que os bancos não podem fechar o dia no vermelho. Mas neste caso, o que os bancos fazem caso estejam com menos dinheiro no caixa?

Neste caso a resposta é bem simples. Quando um banco está devendo ele pede dinheiro emprestado. E quem empresta esse dinheiro é outro banco. É claro que neste processo é cobrada uma taxa por este empréstimo. Esta taxa é o que chamamos de CDI. Os empréstimos realizados nesta modalidade são pagos em um prazo de 24 horas pelos bancos.

No dia de hoje (21/05) o CDI está no valor de 3,4%, este é um valor muito próximo da Selic, que está 3,5%. Por isso tenha em mente que os valores do CDI e Selic estão sempre muito próximos e tendem a ser quase os mesmos.

CDI em investimentos

Além de ser importante para os grandes bancos, já que demonstra quanto o dinheiro emprestado irá custar para eles, o CDI também funciona como um referencial.

Basta pensar por um momento. O Tesouro Selic é o investimento mais seguro do país, uma vez que investir no governo é extremamente conservador. Por isso, tendo em vista que a Selic e o CDI têm quase o mesmo valor, o Tesouro Selic rende um valor muito próximo do CDI.

Neste sentido, caso um investimento de qualquer outra natureza renda menos do que o CDI. Por que você faria essa aplicação tendo em vista que no Tesouro Selic é possível ter um valor maior e com mais segurança?

Por isso, o investidor deve ter o CDI como base e referência, buscando sempre investimentos que sejam iguais ou maiores. Para o investidor, buscar uma aplicação que renda mais do que a taxa é muito vantajoso. Por isso, caso encontre investimentos que rendem mais do que 100% desta taxa saiba que esta é uma boa escolha.

 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS