InícioInvestimentosLCI e LCA, conheça os investimentos

LCI e LCA, conheça os investimentos

Se engana quem pensa que renda fixa é apenas Tesouro Direto e CDB. Existem vários outros investimentos deste tipo no mercado, dentre estes estão o LCI e LCA. Você conhece esses dois modelos de se investir e sabe quais as vantagens deles?

Caso queira saber mais sobre estes continue a leitura e acompanhe nosso guia. Preparamos um texto completo para que você saiba como investir nestes dois modos e aprenda a ganhar dinheiro.

O que são LCI e LCA?

Estas siglas significam, respectivamente, Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio. Sendo assim, ao fazer um investimento e comprar um destes títulos você estará investindo em um dos dois setores citados acima.

Em outras palavras, ao colocar dinheiro em LCI e LCA você está emprestando dinheiro para o setor imobiliário ou agrícola. Este dinheiro irá ficar investido por um determinado tempo e depois é devolvido com juros.

O período em que o dinheiro deve ficar investido pode variar muito. Sendo assim é possível encontrar títulos de LCI e LCA com retorno de 3 meses ou de até 3 anos. 

Para calcular a rentabilidade deste investimento na maioria das vezes se usa o CDI. Esta taxa está hoje em 3,4%. Por isso é possível encontrar LCI e LCA que pagam porcentagens do CDI ou o valor completo.

Além disso, as duas modalidades contam com cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isso significa que seus investimentos em até R $250 mil serão reembolsados caso haja algum problema com a instituição que você investiu. Isso mesmo, não tem como perder dinheiro.

Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem do LCI e LCA é que nesses investimentos não é preciso pagar imposto de renda. Sendo assim o seu retorno financeiro será integral baseado no tempo em que o dinheiro foi investido.

Além disso, existe a segurança proporcionada pelo FGC. A proteção e certeza de ter seu dinheiro de volta é ideal para investidores de perfis mais conservadores.

Também pode se considerar positiva a rapidez com que o investimento retorna. O vencimento de três meses é muito prático para investidores que têm planos a curto prazo.

Um ponto negativo é a falta de liquidez diária. Por isso, caso esteja montando uma reserva de emergência não utilize LCI e LCA. Isso porque estes investimentos só terão o retorno após a data de vencimento.

Outra desvantagem é o valor de investimento inicial pedido. No LCI e LCA geralmente se exige que o investidor coloque uma quantia mais alta de dinheiro, como R $1000,00. Sendo assim, o investimento não é recomendado para quem tem pouco sobrando.

Onde acho LCI e LCA?

Para investir nestes dois modelos há duas maneiras diferentes. Primeiramente você pode conversar com o gerente do seu banco e pedir por estes investimentos. Caso faça dessa maneira observe se não será cobrado nenhuma taxa do banco.

Outro jeito de investir em LCI e LCA é através de uma corretora. Por isso, procure uma corretora sem taxas de investimentos nestes dois títulos e aproveite.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS