InícioFinanças PessoaisCartão de CréditoO que é cashback e como ganhar dinheiro com ele?

O que é cashback e como ganhar dinheiro com ele?

Já pensou usar o cartão de crédito e no final ainda poder ganhar dinheiro com aquela compra? É isso o que oferece o cashback, um sistema criado para quem quer de volta, seja em pontos, como em dinheiro, o valor que foi gasto durante uma compra.

A palavra “cashback” vem do inglês e significa, literalmente, “dinheiro de volta”. Apesar do nome em inglês, o funcionamento é simples: o consumidor faz uma compra e recebe de volta parte do valor gasto.

Esse serviço se popularizou e cresceu muito nos últimos anos. Com isso, novos sites e empresas surgiram no mercado, despertando a curiosidade de muitos consumidores, é claro.

Como funciona o cashback?

Para o consumidor, o cashback funciona de maneira bem simples. Basta ele se inscreve em um programa, que normalmente tem parceria com outras empresas.

A seguir, ele entra em um site de compras e coloca os itens desejados no carrinho e ativar o dinheiro de volta, feito por meio de soluções como aplicativos, navegadores ou extensões.

A loja tem um prazo para avisar ao intermediário sobre a compra e, após um período, ele fica disponível para recolhimento.

Interessante disso tudo é que, alguns programas oferecem dinheiro, outros incluem um crédito para reutilização.

No primeiro caso, o valor pode ser resgatado diretamente para a conta corrente do banco à escolha do usuário e pode ter um valor mínimo para saque.

No segundo, o saldo disponível funciona como uma criptomoeda, que pode ser reaplicada em situações específicas.

Em outras palavras, as regras para cashback são variáveis. Por isso, é recomendada a leitura dos termos de cada programa para garantir que não haverá nenhuma surpresa.

Outro elemento que varia é a presença do intermediário. Alguns bancos realizam a ação sem a existência do facilitador.

Assim, basta fazer compras nos estabelecimentos parceiros da instituição financeira para conseguir o retorno.

Aplicativos para ganhar cashback

Para facilitar o recebimento de cashback, os intermediários criam aplicativos que auxiliam no descobrimento de promoções e ativam o processo.

No entanto, tais ações também podem ser realizadas manualmente por meio de sites. A seguir, saiba quais são os mais utilizados aplicativos para receber dinheiro de volta.

Méliuz

Maior empresa de cashback do Brasil, a Méliuz tem mais de 1.600 empresas parceiras, que vão de lojas virtuais a estabelecimentos físicos.

Para realizar a ativação pelo aplicativo, basta buscar a loja desejada no mecanismo de buscas ou no catálogo disponibilizado na interface.

PicPay

O PicPay apresenta um modelo diferenciado de cashback. Essa aplicação permite o recebimento de dinheiro de volta até mesmo entre pessoas físicas. Ou seja, negociações entre consumidores estão aptas a receber o benefício.

O app permite o pagamento e parcelamento de boletos, transferências bancárias, compras em estabelecimentos, jogos online, crédito para celular e transporte, entre outros processos.

Ame Digital

Na corrida dos programas de cashback, o Ame Digital chegou com tudo. Para utilizá-lo é preciso, necessariamente, baixar o aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

Isso porque ele funciona no sistema de QR Code, o que proporciona o benefício de economizar nas taxas de transferência de TED e DOC.

É importante frisar que, nesse modelo, não há a possibilidade de transferir o saldo diretamente para uma conta corrente.

Raquel Luciano
Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho com experiência na produção de matérias para portais de notícia nos estados do MS, BA, MG e SP. Atualmente é Redatora do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS